Veja como foi o Dia “D” do Projeto 5S na ETEC de Registro - Aplicando os 3 primeiros Sensos (Descarte, Organização e Limpeza)

  • Reunião entre os alunos do grêmio estudantil e o responsável direto pelo projeto 5S na unidade, professor Alex Sanders.

O Dia “D” é uma das etapas do processo de desenvolvimento dos 3 primeiros Sensos propostos pelo Projeto 5S - um dia agendado e discutido com a equipe gestora do projeto e demais membros da comunidade escolar, reservado para aplicação dos três primeiros Sensos de forma coletiva e pontual.

Assim ficou planejado que o dia “D” na ETEC de Registro seria realizado em duas datas, 26 e 27 de maio de 2017, envolvendo a participação dos alunos do ensino médio, cursos técnicos, professores e funcionários. Desta forma, após reunião com a equipe ativa do projeto foram propostas as ações a serem adotadas nesse dia, bem como definida e organizada sua execução. Essa data também foi colocada em pauta em conversa com os coordenadores de curso e ensino médio, visto que tem por objetivo a integração de toda a comunidade escolar.

No dia 22 de maio de 2017 foi realizada na escola a reunião de pais e mestres, proposta pela coordenação pedagógica, com os pais dos alunos do ensino médio. Aproveitando a oportunidade, o professor Alex Sanders explicou aos pais presentes os conceitos dos 3 primeiros S’s propostos pelo projeto e demonstrou a importância de tais conceitos para a vida dos seus filhos, tanto enquanto alunos, quanto posteriormente, visto que o Projeto 5s envolve melhoria da vida também pessoal, e não somente no meio corporativo. Finalizando a fala, o professor Alex Sanders, comunicou e explicou como funcionaria o dia “D”, fazendo o convite para que todos participassem desse dia, a fim de otimizar em seus filhos o senso de responsabilidade perante a escola e a comunidade escolar.

Conforme previsto, nos dias 26 e 27 de maio de 2017, aconteceu o dia “D” na ETEC de Registro, sendo que no primeiro dia houve a participação dos alunos do ensino médio regular e ETIM de Informática, com a supervisão e auxílio de cada professor responsável. Os alunos ficaram incumbidos de realizar a limpeza de seu ambiente de estudo, desde as carteiras, paredes e chão, fazendo também a higienização do local.

No dia 27 de maio de 2017, foram reunidos alunos do ensino médio e cursos técnicos, funcionários e professores, todos dispostos a realizar melhorias importantes no local de trabalho. Foram realizadas várias ações, como limpeza de salas de aulas, principalmente das carteiras usadas pelos alunos, confecção e instalação de murais em sala, reparos de cadeiras quebradas, limpeza da quadra poliesportiva, organização da sala de educação física, pintura do bicicletário, organização da sala dos professores, organização da sala de coordenação, organização da sala de arquivo morto, entre outras.

Assim, destacamos a importância dos alunos desenvolverem o senso de pertencimento para com a escola, conscientizando-se de que ser um agente de preservação do ambiente em que convive diariamente, muitas vezes por períodos mais longos que na sua própria casa, além de que a escola é um bem público que precisa ser respeitada, preservada e conservada pela comunidade que será por ela beneficiada ao longo dos anos. Parabéns a todos envolvidos nessa ação!

Confira abaixo as fotos das ações realizadas nos dias 26 e 27 de maio:


Fotos:


    ETEC de Registro realizará 4º Ciclo de Palestras com o tema 'Geração Millenium'

    Publicado em 23/08/2017
  • No mês de setembro, a ETEC de Registro realizará o 4º Ciclo de Palestras, organizado pelos alunos do 3º módulo de Técnico em Administração, onde será abordado o tema: “Geração M...

    Fantasias e brincadeiras marcam o trote solidário dos cursos técnicos - 2º Sem./2017

    Publicado em 21/08/2017
  • No dia 18 de agosto, sexta-feira, aconteceu o Trote Solidário das turmas dos cursos técnicos em administração, eventos, comércio e informática da ETEC de Registro. Estavam presentes também os a...

    Projeto de alunos do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro é selecionado para concorrer na FETEPS deste ano.

    Publicado em 09/08/2017
  • A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. A diversidade e a qualidad...