Aula de Defesa Pessoal e Palestra sobre Ocorrências em Ambiente Escolar, como o caso de Suzano, marcam Evento em prol da Segurança Escolar na ETEC de Registro

  • Na aula os professores passaram diversos movimentos aos alunos que podem ser realizados em casos de ataques, priorizando a defesa pessoal e de terceiros.

Dando continuidade às atividades do Projeto de Promoção da Saúde Emocional, no dia 30 de abril, terça-feira, a ETEC de Registro recebeu o tenente do 14º Batalhão da PM de Registro, Sr. Renato Souza Machado para ministrar uma palestra sobre segurança dentro das escolas e ocorrências em ambiente escolar, considerando a tragédia de Suzano.

Durante a palestra o tenente da polícia militar primeiramente teve sua fala focando na prevenção de tais ocorrências, falando sobre a identificação de possíveis agressores e sobre treinamento para possíveis situações de crise. Após citar outros casos já ocorridos no Brasil e no exterior, Renato passou a dar dicas de como reagir em situações de extremo perigo, como no caso da escola em Suzano.

Após a palestra do tenente Renato Machado que também é faixa Marrom da Equipe Almeida Jiu-Jitsu, foi realizada uma aula de defesa pessoal com diversos professores e atletas de Jiu-Jitsu da região. Na aula os professores passaram diversos movimentos aos alunos que podem ser realizados em casos de ataques por arma branca ou armas de fogo, priorizando a defesa pessoal e de terceiros. A atividade foi um projeto pioneiro no estado, visto que nenhuma escola o tenha realizado até então.

A reação a um ataque deve ser a última opção da vítima e apenas realizada quando todas as outras possibilidades, como a fuga, não forem possíveis. Em caso de perigo está a disposição o telefone da Polícia Militar, 190.

A ETEC de Registro agradece imensamente aos seguintes professores e atletas de Jiu-Jitsu presentes no evento:

Da equipe Matefoni Jiu-Jitsu, os professores:
Faixa Preta 2º Grau André Luiz Martins Mafetoni,
Faixa Preta Eliezer Martins Dias,
Faixa Preta José Carlos jota Jr.,
Faixa Preta Marcelo Alves Rodrigues,
E o atleta Faixa Roxa Rodrigo Martins Garcia.

Da equipe Guego Jiu-Jitsu, os professores:
Faixa preta 2º Grau Moabe Soares Leandro,
Faixa Preta Lucas Fonseca Pereira e o Instrutor,
E Faixa Marrom 1º Grau Felipe Rafael da Silva Monteiro.

Da equipe Cicero Costha Jiu-Jitsu, o professor:
Faixa Preta Fábio Henrique Nunes Dall’ Acqua
E as atletas Faixa Azul Kadine Vieira e a Faixa Azul Daniele Kaori Kurosawa.

Da equipe Chute Boxe, o professor:
Faixa Marrom 4º Grau Marcelo Grossi Cabral Júnior.

A ETEC de Registro agradece também o apoio dos diretores Kleber Lemos e Mauro Sérgio Adinolfi que tornaram o evento possível, bem como o apoio e patrocínio da empresa Original Tatamis que gentilmente cedeu os tatames para o evento: www.tatameyamamura.com.br.

Confira logo abaixo as fotos do evento:


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...