Aula de Defesa Pessoal e Palestra sobre Ocorrências em Ambiente Escolar, como o caso de Suzano, marcam Evento em prol da Segurança Escolar na ETEC de Registro

  • Na aula os professores passaram diversos movimentos aos alunos que podem ser realizados em casos de ataques, priorizando a defesa pessoal e de terceiros.

Dando continuidade às atividades do Projeto de Promoção da Saúde Emocional, no dia 30 de abril, terça-feira, a ETEC de Registro recebeu o tenente do 14º Batalhão da PM de Registro, Sr. Renato Souza Machado para ministrar uma palestra sobre segurança dentro das escolas e ocorrências em ambiente escolar, considerando a tragédia de Suzano.

Durante a palestra o tenente da polícia militar primeiramente teve sua fala focando na prevenção de tais ocorrências, falando sobre a identificação de possíveis agressores e sobre treinamento para possíveis situações de crise. Após citar outros casos já ocorridos no Brasil e no exterior, Renato passou a dar dicas de como reagir em situações de extremo perigo, como no caso da escola em Suzano.

Após a palestra do tenente Renato Machado que também é faixa Marrom da Equipe Almeida Jiu-Jitsu, foi realizada uma aula de defesa pessoal com diversos professores e atletas de Jiu-Jitsu da região. Na aula os professores passaram diversos movimentos aos alunos que podem ser realizados em casos de ataques por arma branca ou armas de fogo, priorizando a defesa pessoal e de terceiros. A atividade foi um projeto pioneiro no estado, visto que nenhuma escola o tenha realizado até então.

A reação a um ataque deve ser a última opção da vítima e apenas realizada quando todas as outras possibilidades, como a fuga, não forem possíveis. Em caso de perigo está a disposição o telefone da Polícia Militar, 190.

A ETEC de Registro agradece imensamente aos seguintes professores e atletas de Jiu-Jitsu presentes no evento:

Da equipe Matefoni Jiu-Jitsu, os professores:
Faixa Preta 2º Grau André Luiz Martins Mafetoni,
Faixa Preta Eliezer Martins Dias,
Faixa Preta José Carlos jota Jr.,
Faixa Preta Marcelo Alves Rodrigues,
E o atleta Faixa Roxa Rodrigo Martins Garcia.

Da equipe Guego Jiu-Jitsu, os professores:
Faixa preta 2º Grau Moabe Soares Leandro,
Faixa Preta Lucas Fonseca Pereira e o Instrutor,
E Faixa Marrom 1º Grau Felipe Rafael da Silva Monteiro.

Da equipe Cicero Costha Jiu-Jitsu, o professor:
Faixa Preta Fábio Henrique Nunes Dall’ Acqua
E as atletas Faixa Azul Kadine Vieira e a Faixa Azul Daniele Kaori Kurosawa.

Da equipe Chute Boxe, o professor:
Faixa Marrom 4º Grau Marcelo Grossi Cabral Júnior.

A ETEC de Registro agradece também o apoio dos diretores Kleber Lemos e Mauro Sérgio Adinolfi que tornaram o evento possível, bem como o apoio e patrocínio da empresa Original Tatamis que gentilmente cedeu os tatames para o evento: www.tatameyamamura.com.br.

Confira logo abaixo as fotos do evento:


Fotos:


    Escola Móvel de Nanotecnologia do SENAI desperta curiosidade dos alunos da ETEC de Registro em primeira visitação

    Publicado em 14/11/2019
  • Durante os dias 5, 6 e 7 de novembro os alunos do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado da ETEC de Registro estiveram visitando a escola móvel de Nanotecnologia do SENAI-SP (Serviço Nacional de Ap...

    ETEC de Registro abre inscrições para o curso de Técnico em Turismo Receptivo

    Publicado em 04/11/2019
  • No dia 16 de outubro deste ano foi aberta as inscrições para o vestibulinho da ETEC de Registro, e mais uma vez o município de Jacupiranga saiu na frente. Com a disponibilização de 40 vagas para ...

    Alunos da ETEC criam impressora que transforma textos digitais em texto em braile no papel

    Publicado em 01/11/2019
  • Um grupo de estudantes desenvolveu uma impressora em braile, que transforma textos digitais (computador ou App) em texto em braile no papel. Os jovens são estudantes do ETIM de Informática da ETEC d...