Competição USP de Conhecimentos (CUCo) - Incentiva Alunos da Rede Estadual Paulista a Ingressar nos Cursos de Graduação da USP

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar os alunos da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

O programa Vem pra USP! é uma parceria da Universidade de São Paulo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O programa tem como metas valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, aos seus alunos e à USP.

Todos os alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar da CUCo.

A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

Como participar?

O primeiro passo é se inscrever na Competição USP de Conhecimentos. O prazo é de 11 de março (8h00) a 12 de abril (12h00). A inscrição é feita no site http://www.vemprausp.org.br. Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Durante a semana de 22 a 26 de abril, o aluno deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova online.

Como é a prova da 1ª fase?

São 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. O aluno responde as questões que possuem quatro respostas como alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo total da prova é de 120 minutos.

O conteúdo das questões é escolhido para cada aluno de acordo com o ano do ensino médio no qual ele está matriculado.

As perguntas da primeira fase da CUCo são baseadas no currículo do ensino médio definido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Esse material está disponível no site: http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo

Desempenho

Participar da CUCo é uma oportunidade para o estudante da rede pública melhorar o desempenho nos conteúdos dos processos seletivos de acesso ao nível superior de ensino, como vestibulares. Os estudantes concorrem apenas com estudantes de sua própria escola. Será premiado o melhor aluno de cada ano do ensino médio de cada escola.

Os participantes têm sugestões de estudo, como, por exemplo, videoaulas de matemática e monitoria online com universitários da USP.

Benefícios

Os participantes com melhor desempenho recebem benefícios, como certificados da USP e visitas à Universidade, concorrem a bolsas de pré-iniciação científica, bolsas Santander e vagas de estágio pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre outros. Os que estiverem no 3º ano do ensino médio recebem isenção da taxa do vestibular da Fuvest, que é o exame de entrada para a Universidade de São Paulo. Os professores e as escolas mais participativas também recebem incentivos.

Datas importantes

Inscrições: 11 de março (08h) a 12 de abril (12h);
1ª fase - prova online: 22 (08h) a 26 de abril (12h);
Divulgação dos aprovados para a 2ª fase: 14 de maio;
2ª fase - prova presencial: 06 de junho, das 08 às 11 horas;
18 de junho - às 23h59 - Divulgação do resultado.


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...