Aplicativo desenvolvido por alunas da ETEC de Registro aperfeiçoa a comunicação entre Psicólogos e Adolescentes

  • O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento entre psicólogos e pacientes previamente diagnosticados.

A depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS do ano de 2017. A mesma pesquisa demonstra que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. Muitas das pessoas que formam esses dados, fazem tratamentos em clínicas psicológicas, mas tanto elas, quanto os psicólogos são afetados pela falta de comunicação entre as consultas, muitas vezes gerada pela escassez de informatização nesta área.

Como projeto do trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado ao curso Técnico em Informática da ETEC de Registro, as alunas: Amanda de Oliveira Martins, Ana Paula Gomes Novaes, Bianca França Reginatto e Emanuelle Coelho Netto França de Lima, desenvolveram um aplicativo que faz o monitoramento comportamental de pacientes de clínicas psicológicas.

O projeto intitulado como MENTALLYS, foi orientado pelo professor de TCC, Ramon Alves Trigo e pela psicóloga Maria Isabel Dutra dos Anjos, contando também com a colaboração dos demais professores de informática. O trabalho é requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Informática ao final do curso.

O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento entre psicólogos e pacientes previamente diagnosticados. Através de perguntas que serão respondidas diariamente pelos pacientes, o psicólogo poderá gerenciar dados do paciente, verificar alterações no quadro clínico, além de poder agendar consultas emergenciais.

A partir de entrevistas com profissionais da área, pode-se concluir que no intervalo de consultas podem ocorrer algumas situações: pacientes com depressões podem ter pensamentos suicidas; os que possuem ansiedade podem ter crises de pânico que os deixem debilitados. Diante disso, o Mentallys busca utilizar a informatização para realizar um monitoramento comportamental de pacientes previamente diagnosticados com o intuito de reduzir esses inconvenientes.

“O Mentallys é um projeto que tem por objetivo auxiliar psicólogos que desejam realizar uma informatização do monitoramento comportamental de seus pacientes previamente diagnosticados com ansiedades ou depressões. Ao adquiri-lo, ele terá acesso a um website, onde poderá cadastrar e alterar dados de seus pacientes ativos, bem como receber gráficos e relatórios da variação de seus comportamentos durante o intervalo das consultas. Através de um aplicativo mobile, os pacientes deverão responder perguntas diariamente para que esse monitoramento seja realizado; também poderão agendar consultas emergenciais, caso apresentem alguma crise, ou ter acesso a dicas para reagir diante delas. O psicólogo tem à sua disposição um software para confirmação de consultas agendadas.”

Parabéns as alunas pelo excelente trabalho desenvolvido bem como a todos os profissionais envolvidos na orientação e acompanhamento do projeto!


Fotos:


    2º Hackathon da ETEC de Registro desafia alunos do Ensino Médio Integrado a prototipação de softwares

    Publicado em 30/01/2020
  • No mês de dezembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM), tiveram a oportunidade de participar do 2º Hackathon da ETEC de Registro. O evento foi promovid...

    14º BPM/I de Registro recebe carta de agradecimento pela parceria com a ETEC de Registro

    Publicado em 29/01/2020
  • No dia 28 de janeiro de 2020, terça-feira, a ETEC de Registro, representada pelo professor e assessor técnico administrativo da unidade, Alex Sanders Moreira Rosa, fez a entrega de uma carta de agra...

    Plataforma informatizada desenvolvida por alunos da ETEC de Registro auxilia na busca de medicamentos fitoterápicos

    Publicado em 16/12/2019
  • Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade de indivíduos que buscam tratamentos alternativos com fitoterápicos cresceu 161% entre 2013 e 2015. Visto isso, os alunos do cur...