Aplicativo desenvolvido por alunas da ETEC de Registro aperfeiçoa a comunicação entre Psicólogos e Adolescentes

  • O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento entre psicólogos e pacientes previamente diagnosticados.

A depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS do ano de 2017. A mesma pesquisa demonstra que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. Muitas das pessoas que formam esses dados, fazem tratamentos em clínicas psicológicas, mas tanto elas, quanto os psicólogos são afetados pela falta de comunicação entre as consultas, muitas vezes gerada pela escassez de informatização nesta área.

Como projeto do trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado ao curso Técnico em Informática da ETEC de Registro, as alunas: Amanda de Oliveira Martins, Ana Paula Gomes Novaes, Bianca França Reginatto e Emanuelle Coelho Netto França de Lima, desenvolveram um aplicativo que faz o monitoramento comportamental de pacientes de clínicas psicológicas.

O projeto intitulado como MENTALLYS, foi orientado pelo professor de TCC, Ramon Alves Trigo e pela psicóloga Maria Isabel Dutra dos Anjos, contando também com a colaboração dos demais professores de informática. O trabalho é requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Informática ao final do curso.

O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento entre psicólogos e pacientes previamente diagnosticados. Através de perguntas que serão respondidas diariamente pelos pacientes, o psicólogo poderá gerenciar dados do paciente, verificar alterações no quadro clínico, além de poder agendar consultas emergenciais.

A partir de entrevistas com profissionais da área, pode-se concluir que no intervalo de consultas podem ocorrer algumas situações: pacientes com depressões podem ter pensamentos suicidas; os que possuem ansiedade podem ter crises de pânico que os deixem debilitados. Diante disso, o Mentallys busca utilizar a informatização para realizar um monitoramento comportamental de pacientes previamente diagnosticados com o intuito de reduzir esses inconvenientes.

“O Mentallys é um projeto que tem por objetivo auxiliar psicólogos que desejam realizar uma informatização do monitoramento comportamental de seus pacientes previamente diagnosticados com ansiedades ou depressões. Ao adquiri-lo, ele terá acesso a um website, onde poderá cadastrar e alterar dados de seus pacientes ativos, bem como receber gráficos e relatórios da variação de seus comportamentos durante o intervalo das consultas. Através de um aplicativo mobile, os pacientes deverão responder perguntas diariamente para que esse monitoramento seja realizado; também poderão agendar consultas emergenciais, caso apresentem alguma crise, ou ter acesso a dicas para reagir diante delas. O psicólogo tem à sua disposição um software para confirmação de consultas agendadas.”

Parabéns as alunas pelo excelente trabalho desenvolvido bem como a todos os profissionais envolvidos na orientação e acompanhamento do projeto!


Fotos:


    ETEC de Registro é destaque mais uma vez! Sendo a 21ª melhor escola pública do Brasil e a 7ª melhor ETEC, segundo nota do IDEB 2019

    Publicado em 16/09/2020
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    No resultado do...

    Alunos da ETEC de Registro são premiados na Competição USP de Conhecimentos

    Publicado em 15/09/2020
  • A Competição USP de Conhecimentos é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar os alun...

    Transforme sua ideia em um negócio – Escola de Inovadores promove curso gratuito com o objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor

    Publicado em 10/09/2020
  • O Centro Paula Souza (CPS) está com as inscrições abertas para a 11ª edição da Escola de Inovadores (inova.cps.sp.gov....