Vestibular da UEL terá adaptações para se adequar a pandemia

  • A proposta prevê a realização do concurso em uma única fase, em data a ser agendada a partir do final de janeiro do próximo ano.

A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) finaliza uma proposta de alteração do calendário e do formato do Vestibular 2021 em virtude da crise de saúde provocada pelo coronavírus, que exige precaução em eventos que possam provocar aglomeração de pessoas.

A proposta, que ainda deverá ser submetida à aprovação por parte do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), no próximo mês, prevê a realização do concurso em uma única fase, em data a ser agendada a partir do final de janeiro do próximo ano. As provas serão realizadas somente em Londrina, e não em Curitiba e Cascavel, como no último concurso. As inscrições deverão ser abertas a partir de setembro, e a intenção é não aumentar o custo do vestibular.

A Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, indica que este anúncio, antes mesmo da definição de uma data, busca tranquilizar os candidatos sobre a realização do Vestibular, para que possam adequar a agenda. Segundo a professora, o modelo que está sendo preparado mantém a definição pedagógica de buscar um aluno crítico e com capacidade de interpretação.

"Vamos garantir toda a condição para o estudante demonstrar seu conteúdo. O mais importante é realizar o processo de seleção com o máximo de segurança possível”, reforça.

Até a reunião do Cepe, que deverá ser agendada em junho, a equipe da Cops deverá concluir o modelo definitivo do concurso com o prazo para inscrições, data da prova e como deverão ser realizadas. Segundo ela, estas definições dependem de fatores externos como as provas do Enem, a realização das Eleições Municipais, marcada para os dias 4 e 25 de outubro. Lideranças políticas debatem a possibilidade de adiar o calendário, em virtude também da crise de saúde provocada pelo Coronavírus.

No ano passado o Vestibular 2020 da UEL registrou mais de 22,5 mil candidatos inscritos, de todos os estados brasileiros e também do Distrito Federal. As provas foram realizadas no dia 20 de outubro (1ª Fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase).

Conteúdo retirado do site: bonde.com.br. Disponível em: https://www.bonde.com.br/educacao/vestibular/vestibular-2021-da-uel-tera-adaptacoes-para-se-adequar-a-pandemia-517251.html


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...