1° Startup BootCamp reúne comunidade em 2 dias dedicados a inovação e ao empreendedorismo

  • Workshop “Internet das coisas para sustentabilidade ambiental”, ministrado por Gustavo Aquino

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu na sede da ETEC de Registro, a fase um do 1º Startup BootCamp. O evento é caracterizado por atividades referentes as capacitações das equipes de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) inseridas no DESAFIO INOVA Paula Souza, tanto dos cursos modulares quanto do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM). A Agencia INOVA PAULA SOUZA promove anualmente o DESAFIO INOVA Paula Souza. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs, podendo ainda incluir membros da comunidade, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Porém, todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade. O evento é uma das propostas da Agência INOVA, destinado ao fomento da inovação tecnológica no estado de São Paulo.

A rede INOVA PAULA SOUZA de inovação e empreendedorismo integra todas as suas 218, mais 64 núcleos locais de inovação em cada uma das unidades do Centro Paula Souza (ETECs e FATECs), criando oportunidades relacionais em todas as regiões administrativas do estado de São Paulo, integrando um conjunto de mais de 2000 professores, os quais possuem competências e interesse de colaborar com as empresas para o desenvolvimento de projetos inovativos e estratégicos.

Em parceria com o SEBRAE-SP, o evento trouxe - já em sua primeira edição - grandes profissionais de diferentes áreas de atuação. Na manhã do dia 29, houve a apresentação dos projetos e plataformas Web dos alunos do 2º ETIM. Na ocasião, os alunos puderam expor o projeto dos websites de suas equipes. Em paralelo, aconteceu workshop “Internet das coisas para sustentabilidade ambiental”, ministrado por Gustavo Correia de Aquino Custódio; bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (São Paulo) e pós-graduando MBA em Tecnologia de Software pela POLI-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). O projeto é uma proposta inteligente para gerenciamento de água, utilizando o conceito de IoT (Internet of Things) e tecnologias como, Linux, PHP, Raspberry Pi e Arduino. O conteúdo teórico exposto no workshop pode ser acessado neste link .

Durante a tarde, os participantes assistiram a palestra “Empreendedorismo como opção de carreira”, ministrada por Regiane Rabelo Batista, consultora do SEBRAE-SP. A palestra foi uma ótima oportunidade, principalmente para os alunos que não sabe em qual carreira profissional pretendem seguir.

O headline do dia foi a palestra “Como apresentar seu projeto com eficácia em 3 Minutos”, ministrado por Oswaldo de Almeida Junior, também consultor do SEBRAE-SP. O evento foi um misto de palestra e oficina, contando com muita informação e descontração. A palestra contou com a presença especial dos professores do SENAC Registro, Victor Oliveira Queiroz Ferreira, Angélica Marcelly da Rosa Machado e Luciene de Souza Veiga: "Parabenizo a ETEC de Registro pela iniciativa. O evento foi um sucesso, muito bem organizado e com temas relevantes aos alunos e comunidade. Espero que esta iniciativa cresça cada vez mais para que possamos formar um ambiente ainda mais competitivo e inovador no Vale do Ribeira", afirma Ricardo W. de Oliveira, consultor do SEBRAE-SP e principal articulador da entidade no evento. Em simultâneo a palestra, ainda houve a segunda seção do workshop “Internet das coisas para sustentabilidade ambiental”.

No segundo e último dia, as atividades começaram logo cedo, com as apresentações finais dos projetos e plataformas Web dos alunos do 2º ETIM e, com a tão aguardada oficina “Técnicas de fotografia empresarial”, ministrada pelo fotógrafo e designer profissional Vinícius Oliveira; graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A oficina proporcionou aos participantes um amplo conhecimento teórico e prático em fotografia empresarial, sendo ainda uma das mais procuradas do evento.

Já a tarde teve um enfoque empresarial, com a palestra “Administração do tempo”, ministrada por Kleber Lemos, MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais (assista abaixo um trecho da palestra durante o evento): “Participar do 1º Startup BootCamp da ETEC de Registro foi uma experiência fantástica, continuo com esperança em nossos jovens”, ressalta o palestrante que também é Diretor Administrativo na unidade. Na mesma tarde, ocorreu a oficina de CANVAS, ministrada pela professora Jucilene Machado, graduada em administração, empresária e professora titular da ETEC de Registro.



A última noite do evento encerrou com mais uma seção da oficina “Técnicas de fotografia empresarial” e com o hangout “Um prospecto do mercado de TIC no Brasil e no mundo”, que contou com a participação de Ray de Andrade, bacharel em Artes Visuais e Computação Gráfica pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), e Project Manager na agência Zoom Creative em Montreal, no Canadá. Dentre os vários assuntos abordados, os participantes puderam tirar dúvidas desde o cotidiano profissional no mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), até o modelo de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, no Canadá: "Enquanto ex-aluna da ETEC de Registro e agora universitária, o evento foi bastante proveitoso para abrir o olhar para as oportunidades de inovar, empregando o conhecimento adquirido durante a formação e mostrando que estão mais próximas do que parecem", afirma Debora Fontanella, estudante da UFFS e ex-aluna do curso Técnico em Informática na ETEC de Registro.

Durante os dois dias de evento, foram avaliados 23 pré-projetos de conclusão de curso, tanto do curso técnico em administração quanto de informática. Os projetos potencializados foram:

Comercialização de Alimentos para Peixes
Comércio e Produção de Pizzas em Formato de Cone – Cones Pizza
Controle e Gerenciamento de Transporte Público para Deficientes
Controle e Localização de Escavadeiras para Mineradoras
E-Commerce de Roupas Fora do Padrão para Mulheres - Moça, Linda Moça
Gerenciamento de Vendas de Produtos em uma Plataforma Web
Gestão Empresarial da Piscicultura e Controle de Produção
Lanchonete Especializada em Pizzas em Formato de Cone – Cones Sognare.
Pães Coloridos à Base de Produtos Naturais
Pão de Mel - Finesse
Picles Orgânico em Conserva
Picolé Artesanal Alcoólico de Fruta - Booze Fruit
Produção e Comercialização de Maionese Sabor Bacon - Delario
Produção e Comercialização de Petiscos à Base de Frutas.
Produção e Comércio de Cupcakes
Produção e Distribuição de Biomassa da Banana Verde - Biovale
Proposta de Reformação do Projeto “Ação Jovem Mais!”
Serious Game sobre o Sistema Político Brasileiro
Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes
Serviço de Doces Tradicionais e Especiais - Damas & Doces
Sistema de Monitoramento de Enchentes para Rios e Lagos.
Supermercado Online para Deficientes Visuais
Uma Análise sobre Processos de Fluxo de Caixa

Visando agilidade e sustentabilidade, o evento utilizou o novo sistema online de inscrição e geração de certificados, contando ainda com a brilhante participação dos alunos do 1º e 2º ETIM, desde o apoio até a recepção dos participantes, tendo como mentoria o Prof. Fred Barbosa, Coordenador de Projetos e organizador do evento.

Agora as equipes de TCC irão pivotar (melhorar) os seus projetos, para que só então possam realizar a apresentação pública dos seus PITCHs (resumo do projeto). A apresentação será gratuita, aberta a toda comunidade e está prevista para o mês de abril de 2017. Em junho do mesmo ano ainda acontecerá o DemoDay, uma feira de exposições gratuita, contendo todos os projetos completos, inscritos no DESAFIO INOVA Paula Souza. O DemoDay acontecerá na mesma semana em que ocorrerá o 2º Startup BootCamp. Nos vemos lá!


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...