1ª Mostra de Modelos de Negócio reúne 21 projetos em parceria com o SEBRAE

  • Alunas do curso Técnico em Administração apresentando seu projeto. Foto: Mariana Cabrinha.

Aconteceu nos dias 30 e 31 deste mês, a apresentação pública dos projetos potencializados no 1º BootCamp (realizado em novembro do ano passado), em formato de modelo de negócio. A mostra é um feedback das equipes que tem como objetivo promover as melhorias alcançadas em seus projetos, a partir das arguições feitas do 1º BootCamp, sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

O CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar (de forma clara e objetiva) modelos de negócio novos ou já existentes. Já o PITCH trata-se de uma abordagem de vendas que os alunos devem executar em 2 minutos. Normalmente, isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, mas sim a venda de uma ideia ou negócio para um investidor.

A mostra é um dos requisitos do DESAFIO INOVA Paula Souza, evento anual mantido pela Agencia INOVA PAULA SOUZA. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs, podendo ainda incluir membros da comunidade local, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.


O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade, já que o seu principal objetivo é o fomento da inovação tecnológica, não só em nossa região, mas também em todo o estado de São Paulo.

Os projetos apresentados na mostra, foram:
Comercialização de Alimentos para Peixes
Comércio e Produção de Pizzas em Formato de Cone – Cones Pizza
Controle e Gerenciamento de Transporte Público para Deficientes
Controle e Localização de Escavadeiras para Mineradoras
E-Commerce de Roupas em Tamanhos Especiais para Mulheres - Moça, Linda Moça
Gerenciamento de Vendas de Produtos em uma Plataforma Web
Gestão Empresarial Associativa da Piscicultura e Controle de Produção
Lanchonete Especializada em Pizzas em Formato de Cone – Cones Sognare.
Produção e Comercialização de Pães de Mel - Finesse
Produção e Distribuição de Picles Orgânico em Conserva
Picolé Artesanal Alcoólico de Fruta - Booze Fruit
Produção e Comercialização de Maionese Sabor Bacon - Delario
Produção e Comercialização de Petiscos à Base de Frutas.
Produção e Comércio de Cupcakes – Party Cake
Produção e Distribuição de Biomassa da Banana Verde - Biovale
Proposta de Reformação do Projeto “Ação Jovem Mais!”
Serious Game sobre o Sistema Político Brasileiro
Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes
Serviço de Doces Tradicionais e Especiais - Damas & Doces
Sistema de Monitoramento de Enchentes para Rios.
Supermercado Online para Deficientes Visuais

O evento foi dividido em 3 sessões: quinta-feira, das 20h às 22h30; e sexta-feira, das 15h às 17h30 e das 20h às 22h30. Cada equipe teve 5 minutos para apresentar o seu modelo de negócio em CANVAS, mais 2 minutos para exposição do seu PITCH, totalizando 7 minutos por equipe. Ao final de cada sessão, houveram as arguições do consultor do SEBRAE, o senhor Ricardo W. de Oliveira, do orientador e coordenador do curso de administração, o Prof. Cristiano Góes e do Coordenador de Projetos e responsável pelo evento, o Prof. Fred Barbosa.

Agora as equipes terão mais um tempo para trabalhar os últimos acertos em seus projetos e expô-los no DemoDay, uma feira que acontecerá no dia 23 de julho na unidade sede. Ainda no mesmo dia, acontecerá a premiação dos melhores projetos da ETEC de Registro, cujo serão selecionados pelo Núcleo de Inovação e pela comunidade local, através do website.

O evento contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica a Profa. Eunice Couto e da Profa. Jucilene R. Machado, oradora nos dois dias do evento e, da gerente do escritório regional do SEBRAE no Vale do Ribeira, a senhora Claudia Noemi Gervasio Bilche. Fica ainda um agradecimento especial a aluna Mariana Cabrinha do 2º ETIM, pelo belíssimo trabalho fotográfico.

O início das votações esta previsto ainda para esta semana e ficarão abertas até o dia do DemoDay. Fiquem ligados e boa sorte!


Fotos:


    Alunos do ETIM Informática da ETEC de Registro desenvolvem projeto e são selecionados para concorrer na FETEPS deste ano

    Publicado em 17/09/2018
  • A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. Tem entre seus objetivos, ...

    Alunos do ETIM e Técnico em Informática participam da banca de Pré-TCC

    Publicado em 24/07/2018
  • Aconteceu na última semana de junho na ETEC de Registro, a banca para avaliação dos pré-projetos de TCC dos alunos do curso de Técnico em Informática noturno e dos alunos do ETIM (Ensino Médio ...

    ETEC de Registro Realiza 3ª Mostra de Projetos Empreendedores Através do Modelo Pitch

    Publicado em 10/07/2018
  • Aconteceu no dia 02 de julho de 2018, no auditório da ETEC de Registro, apresentação dos projetos desenvolvidos no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso. Os projetos foram aprese...