1ª Mostra de Modelos de Negócio reúne 21 projetos em parceria com o SEBRAE

  • Alunas do curso Técnico em Administração apresentando seu projeto. Foto: Mariana Cabrinha.

Aconteceu nos dias 30 e 31 deste mês, a apresentação pública dos projetos potencializados no 1º BootCamp (realizado em novembro do ano passado), em formato de modelo de negócio. A mostra é um feedback das equipes que tem como objetivo promover as melhorias alcançadas em seus projetos, a partir das arguições feitas do 1º BootCamp, sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

O CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar (de forma clara e objetiva) modelos de negócio novos ou já existentes. Já o PITCH trata-se de uma abordagem de vendas que os alunos devem executar em 2 minutos. Normalmente, isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, mas sim a venda de uma ideia ou negócio para um investidor.

A mostra é um dos requisitos do DESAFIO INOVA Paula Souza, evento anual mantido pela Agencia INOVA PAULA SOUZA. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs, podendo ainda incluir membros da comunidade local, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.


O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade, já que o seu principal objetivo é o fomento da inovação tecnológica, não só em nossa região, mas também em todo o estado de São Paulo.

Os projetos apresentados na mostra, foram:
Comercialização de Alimentos para Peixes
Comércio e Produção de Pizzas em Formato de Cone – Cones Pizza
Controle e Gerenciamento de Transporte Público para Deficientes
Controle e Localização de Escavadeiras para Mineradoras
E-Commerce de Roupas em Tamanhos Especiais para Mulheres - Moça, Linda Moça
Gerenciamento de Vendas de Produtos em uma Plataforma Web
Gestão Empresarial Associativa da Piscicultura e Controle de Produção
Lanchonete Especializada em Pizzas em Formato de Cone – Cones Sognare.
Produção e Comercialização de Pães de Mel - Finesse
Produção e Distribuição de Picles Orgânico em Conserva
Picolé Artesanal Alcoólico de Fruta - Booze Fruit
Produção e Comercialização de Maionese Sabor Bacon - Delario
Produção e Comercialização de Petiscos à Base de Frutas.
Produção e Comércio de Cupcakes – Party Cake
Produção e Distribuição de Biomassa da Banana Verde - Biovale
Proposta de Reformação do Projeto “Ação Jovem Mais!”
Serious Game sobre o Sistema Político Brasileiro
Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes
Serviço de Doces Tradicionais e Especiais - Damas & Doces
Sistema de Monitoramento de Enchentes para Rios.
Supermercado Online para Deficientes Visuais

O evento foi dividido em 3 sessões: quinta-feira, das 20h às 22h30; e sexta-feira, das 15h às 17h30 e das 20h às 22h30. Cada equipe teve 5 minutos para apresentar o seu modelo de negócio em CANVAS, mais 2 minutos para exposição do seu PITCH, totalizando 7 minutos por equipe. Ao final de cada sessão, houveram as arguições do consultor do SEBRAE, o senhor Ricardo W. de Oliveira, do orientador e coordenador do curso de administração, o Prof. Cristiano Góes e do Coordenador de Projetos e responsável pelo evento, o Prof. Fred Barbosa.

Agora as equipes terão mais um tempo para trabalhar os últimos acertos em seus projetos e expô-los no DemoDay, uma feira que acontecerá no dia 23 de julho na unidade sede. Ainda no mesmo dia, acontecerá a premiação dos melhores projetos da ETEC de Registro, cujo serão selecionados pelo Núcleo de Inovação e pela comunidade local, através do website.

O evento contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica a Profa. Eunice Couto e da Profa. Jucilene R. Machado, oradora nos dois dias do evento e, da gerente do escritório regional do SEBRAE no Vale do Ribeira, a senhora Claudia Noemi Gervasio Bilche. Fica ainda um agradecimento especial a aluna Mariana Cabrinha do 2º ETIM, pelo belíssimo trabalho fotográfico.

O início das votações esta previsto ainda para esta semana e ficarão abertas até o dia do DemoDay. Fiquem ligados e boa sorte!


Fotos:


    ETEC de Registro realizará 4º Ciclo de Palestras com o tema 'Geração Millenium'

    Publicado em 23/08/2017
  • No mês de setembro, a ETEC de Registro realizará o 4º Ciclo de Palestras, organizado pelos alunos do 3º módulo de Técnico em Administração, onde será abordado o tema: “Geração M...

    Fantasias e brincadeiras marcam o trote solidário dos cursos técnicos - 2º Sem./2017

    Publicado em 21/08/2017
  • No dia 18 de agosto, sexta-feira, aconteceu o Trote Solidário das turmas dos cursos técnicos em administração, eventos, comércio e informática da ETEC de Registro. Estavam presentes também os a...

    Projeto de alunos do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro é selecionado para concorrer na FETEPS deste ano.

    Publicado em 09/08/2017
  • A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. A diversidade e a qualidad...