ETEC de Registro realiza a 3ª Mostra de Gestão Empreendedora e Gestão de Marketing

  • O projeto GEMA continuará no próximo semestre, sob a orientação das professoras organizadoras e responsáveis por excelentes trabalhos desenvolvidos.

No dia 21 de junho de 2016, aconteceu na unidade escolar da ETEC de Registro, a 3ª Mostra do Projeto GEMA (Gestão Empreendedora e Gestão de Marketing). Esse projeto surgiu inicialmente com as professoras Jucilene Ribeiro Machado e Laudemira Cordeiro Cunha, vindo ao encontro da importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula.

O projeto vem sendo realizado com as turmas do segundo semestre do curso de Técnico em Administração, oportunidade em que os alunos concretizam as bases adquiridas com apresentações no final do respectivo módulo. Neste semestre agregaram ao projeto os componentes curriculares de Cálculos Estatístico e também o Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso.

Também neste semestre a unidade escolar foi contemplada com os seguintes projetos:
- Vida Sem Leite - brigadeiros saborosos sem traços de leite para intolerantes e alérgicos ao leite;
- Chá do Vale - produção de chás sabor banana;
- Trans Mobi - empresa de transporte coletivo utilizando vans;
- Projeto de implantação de uma empresa cinematográfica e teatral em Registro;
- Hotel Canino - empresa voltada ao atendimento de pets;
- Doce Encanto - doce de coco assado

A ETEC de Registro, além de uma sólida formação técnica, se preocupa em preparar seus discentes para a vida, por isso a proposta pedagógica permite desenvolver a capacidade de focar soluções ao invés de problemas, além da capacidade de liderar e empreender para que os alunos posam descobrir, buscar seu sonhos e conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Ser empreendedor significa mais do que ter seu próprio negócio, é ser capaz de pensar de forma criativa e inovadora, tomar decisões, ter iniciativa e ousadia para empreender o novo respondendo aos desafio com inteligência e sabedoria. E esse é o perfil do profissional que o mercado de trabalho necessita.

“É fundamental que os alunos escrevam, redijam, coloquem no papel o que querem dizer e fazer, sobretudo alcancem a capacidade de formular. Formular, elaborar são termos essenciais da formação do sujeito, porque significam propriamente a competência, à medida que se supera a recepção passiva do conhecimento, passando a participar como sujeito capaz de propor e contrapor... Aprende a duvidar, a perguntar, a querer saber, sempre mais e melhor. A partir daí, surge o desafio da elaboração própria, através da qual o sujeito que desperta começa a ganhar forma, expressão, contorno, perfil. Deixa-se para trás a condição de objeto.” - Citação do autor Pedro Demo.

Dessa forma nós professores não deixamos nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada, o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.

O projeto GEMA continuará no próximo semestre, sob a orientação das professoras organizadoras e responsáveis por excelentes trabalhos desenvolvidos. Parabéns a todo corpo docente da ETEC de Registro, por fazer a diferença no mercado de trabalho.


Fotos:


    ETEC de Registro realizará 4º Ciclo de Palestras com o tema 'Geração Millenium'

    Publicado em 23/08/2017
  • No mês de setembro, a ETEC de Registro realizará o 4º Ciclo de Palestras, organizado pelos alunos do 3º módulo de Técnico em Administração, onde será abordado o tema: “Geração M...

    Fantasias e brincadeiras marcam o trote solidário dos cursos técnicos - 2º Sem./2017

    Publicado em 21/08/2017
  • No dia 18 de agosto, sexta-feira, aconteceu o Trote Solidário das turmas dos cursos técnicos em administração, eventos, comércio e informática da ETEC de Registro. Estavam presentes também os a...

    Projeto de alunos do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro é selecionado para concorrer na FETEPS deste ano.

    Publicado em 09/08/2017
  • A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. A diversidade e a qualidad...