Primeiro ciclo do Desafio INOVA termina com exposição de projetos no 1º DemoDay

  • Exposição de projetos no 1º DemoDay. Foto: Milla Muniz

Encerrou ontem na ETEC de Registro o primeiro ciclo do Desafio INOVA Paula Souza em sua fase local. O evento teve início no dia 19/06, totalizando 7 dias dedicados a inovação e ao empreendedorismo. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs de todo o estado, podendo ainda incluir membros da comunidade, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na ETEC de Registro ele é constituído por 3 eventos: BootCamp, Mostra de Modelo de Negócios e o DemoDay.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. O evento é caracterizado por atividades referentes as capacitações das equipes de TCC inseridas no DESAFIO INOVA Paula Souza, tanto dos cursos modulares quanto do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM). O Objetivo final do BootCamp é o de potencializar esses projetos. Nesta edição houveram as palestras: "Da Startup ao Sucesso", ministrada por Ricardo W. Oliveira, consultor e gestor do projeto INOVA no SEBRAE e "Começar Bem - Formalização", ministrada por Regiane Rabelo Batista, também consultora do SEBRAE-SP. Houveram também dois workshops: "Caminhos para Conquistar o Mercado - Como Divulgar Uma Empresa", ministrado por Roberto Pupo, consultor do SEBRAE-SP e "A Influência Das Mídias Sociais Na Moda", ministrado por Carol Muniz, atuante no seguimento da moda e pioneira na região. Os alunos do 3º ano do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) ainda participaram - durante toda a semana - do curso exclusivo de SEBRAE, “Crescendo e Empreendendo”. Por fim, ainda houveram a potencialização e bancas de PTCC de outros 22 novos projetos em desenvolvimento e que serão expostos na 2ª Mostra de Modelo de Negócios, prevista para setembro.

A Mostra de Modelo de Negócios é um feedback das equipes que tem como objetivo promover publicamente as melhorias alcançadas em seus projetos, realizadas durante e após o BootCamp; sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH. O CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar (de forma clara e objetiva) modelos de negócio. Já o PITCH trata-se de uma abordagem de vendas que os alunos devem executar em 2 minutos.

Por fim, o DemoDay é uma exposição contendo todos os projetos desenvolvidos por nossos alunos, na qual os visitantes podem ter acesso ao produto final. Na primeira edição foram expostos todos os 21 projetos participantes da “1ª Mostra de Modelo de Negócios”, ocorrida em março deste ano. A lista completa dos grupos participantes está disponível neste link.

Essas três fases caracterizam o Desafio INOVA Paula Souza em sua fase local. Todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade, sendo uma das propostas da Agência INOVA Paula Souza, destinado ao fomento da inovação tecnológica no estado de São Paulo.

No DemoDay ainda foram premiados os melhores projetos por turma, tanto na categoria Voto Popular (realizada na Internet) quanto na Avaliação Técnica. A Avaliação Técnica é realizada pelo Núcleo de Inovação da ETEC de Registro, formado por professores da unidade e pelo SEBRAE. Os melhores projetos selecionados na categoria Avaliação Técnica concorrerão ao “Prêmio Melhores Projetos Inovadores - 2017” (para mais informações, clique aqui) no mês de novembro. Confira abaixo o resultado parcial:

Categoria Avaliação Técnica - Candidatos ao "Prêmio Melhores Projetos Inovadores - 2017":
- Administração (Tarde) - Comercialização de Alimentos para Peixes - Star Fish
- Administração (Noite) - Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes
- Informática (Noite) - Sistema para Monitoramento de Enchentes – Water Manager

Categoria Voto Popular:
- Administração (Tarde) - E-Commerce especializado em moda Plus Size - Moça Linda Moça
- Administração (Noite) - Comércio e Produção de Pizzas em Formato de Cone - Cones Pizza
- Informática (Noite) - Supermercado Online para Deficientes Visuais
- Administração (Noite) / Jacupiranga - Gestão Empresarial Associativa da Piscicultura e Controle de Produção

O evento tem a mentoria do coordenador de projetos, o professor Fred Barbosa e contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica, a professora Eunice Couto, dos professores do curso de informática Ramon Trigo e Luiz Claudio Barreto, do coordenador do curso de administração, o professor Cristiano Góes, da professora Jucilene R. Machado, da fotógrafa Milla Muniz, do consultor do SEBRAE, Ricardo W. Oliveira e da gerente do escritório regional do SEBRAE no Vale do Ribeira, a senhora Claudia Noemi Gervasio Bilche.

Nosso muito obrigado a todos os participantes e visitantes, em especial aos nossos alunos formandos! Parabéns!


Fotos:


    Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, em Eldorado/SP, realiza Banca de Validação de Trabalho de Conclusão de Curso

    Publicado em 05/12/2017
  • Aconteceu no dia 27 de novembro de 2017, no município de Eldorado/SP, a banca de validação dos trabalhos de conclusão de curso, da turma de ETIM-Administração, curso integrado com o Ensino Médi...

    1ª Edição do Ingressando Bem com o CIEE - Vale do Ribeira é realizada na ETEC de Registro

    Publicado em 04/12/2017
  • No dia 10 de novembro de 2017, o Centro de Integração Empresa Escola CIEE, realizou no auditório da ETEC de Registro a 1ª Edição - Ingressando Bem com o CIEE - Vale do Ribeira, com o tema "Entre...

    Alunos do curso Técnico em Administração visitam o Espaço Natura em Cajamar-SP

    Publicado em 30/11/2017
  • Projetada no final dos anos 1990, a Unidade Industrial de Cajamar tem 85.000 m² de área construída e está implantada em um terreno de 680.000 m². Composto por três fábricas, centro de pesquisa,...