Metodologias


Para participar do Desafio INOVA Paula Souza, as equipes terão obrigatoriamente que fazer uso de duas metodologias: o Modelo de Negócio CANVAS e a elaboração de um Pitch. Abaixo, segue a descrição desses requisitos:

CANVAS
O Business Model Canvas, mais conhecido somente como CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

O vídeo a seguir explica de uma forma bem didática todos os noves blocos do CANVAS:



As ideias representadas nos nove blocos formam a conceptualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Na unidade de Registro o CANVAS está inserido nas disciplinas relacionadas a empreendedorismo, mas workshops e minicursos poderão ser ofertados no BootCamp. O Centro Paula Souza também oferece regularmente cursos de CANVAS em seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Fique ligado!



PITCH
Talvez você já tenha visto o termo Elevator Pitch em textos ou sites em inglês sobre empreendedorismo, mas sabe o que significa? Elevator, obviamente significa elevador, e Pitch é um termo técnico quer dizer “abordagem de vendas”. Desta forma, obtemos “Abordagem de Vendas no Elevador”.

O elevador representa o tempo que você tem para fazer a abordagem (1 minuto, a média que você fica dentro do elevador). Portanto, trata-se da abordagem de vendas que você consegue fazer de seu negócio em 1 minuto. Normalmente isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, e sim à venda de uma ideia ou negócio para outro interessado (por exemplo, um investidor).

Qual é a importância disso? Acontece que muitas vezes, 1 minuto é tudo que você tem para ganhar o interesse de uma pessoa. Você pode ser apresentado a um investidor, mas não conseguirá agendar uma reunião com ele a menos que naquele instante desperte seu interesse.

No DESAFIO INOVA Paula Souza as equipes devem criar seus PITCHS em formato de vídeo e com duração máxima de 3 minutos. O vídeo a seguir é um PITCH feito por alunos do ETIM de informática da ETEC Registro, no qual esta sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Psicologia da USP. O PITCH foi feito de forma artesanal, utilizando papel, lápis de cor e digitalizado através de fotos:



O vídeo pode ser desenvolvido da forma como quiser, desde que não ultrapasse o limite máximo de 3 minutos. Porém, recomenda-se fortemente a utilização de ferramentas de apresentação, tais como:

PowToon
Moovly
GoAnimated
Animaker
Wideo


Fotos: