HÁBITO DE ESTUDO

Quando você o executa um hábito diversas vezes, ele passa a ocorrer de maneira automática. Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço.

O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente. Pense em quantas ações você realiza e nem sequer pensa nelas, como escovar os dentes, amarrar os cadarços, pentear os cabelos. Até ações mais complexas como dirigir ou executar tarefas complicadas no trabalho.

A ROTINA pode se tornar um HÁBITO, ou seja, tudo o que você executa repetidamente. Um dos problemas disso é que você pode desenvolver um bom hábito ou um mau hábito.

- Bons hábitos são aqueles que tornam sua vida mais produtiva ou saudável sem prejudicá-lo, por exemplo, o hábito de estudar todos os dias ou de exercitar-se;
- Maus Hábitos são aqueles que te prejudicam, por exemplo, o hábito de ficar 3 horas por dia nas redes sociais ou navegando à toa na internet.

Ainda está curtindo o clima das férias? Fique ligado! Não custa nada aproveitar o reinício do ano para planejar os estudos e garantir o bom desempenho até o final do ano. Nunca é tarde para desenvolver bons hábitos, por isso aproveite que você está retomando o ano e melhore seu desempenho em sala de aula.

1 Anote tudo

Faça listas com as tarefas que você precisa realizar, anote o que os professores estão dizendo em aula, as datas das provas e trabalhos, tudo. Não importa em que lugar você vai fazer isso, no seu caderno, celular, agenda, o importante é não perder nenhum detalhe.

Isso vale também para as anotações de aula. Registre tudo o que seus professores destacarem em suas falas.

Faça um esquema de cada capítulo, artigo ou livro lido. Anote em fichas de papel, ou num caderno, o título, o autor, a editora ou a fonte, data da publicação e a página. Depois, relate por escrito o que você compreendeu em um resumo. Consulte-o sempre que precisar retornar ao assunto.

2 Lembre-se da lição de casa

Muitas vezes esquece o trabalho em cima da cama? Ou usa essa desculpa simplesmente porque não terminou suas tarefas? Reserve um lugar especial na sua casa para fazer e guardar os trabalhos e crie o hábito de colocar sempre suas tarefas em prática, mantendo-as atualizadas.

3 Mantenha contato com os professores

Todo relacionamento de sucesso é construído com base em comunicação. Isso não seria diferente na relação professor-aluno. E a falta de comunicação é uma das maiores causas de notas ruins. Por isso é importante certificar-se de que todas as suas dúvidas estão resolvidas. Lembre-se de que o professor vai responder quantas vezes você precisar.

4 Se organize com cores

Seja uma pessoa organizada e aproveite as cores para identificar suas tarefas.
Azul para o que você já fez,
Verde para o que você faz bem,
Vermelho para o que precisa melhorar. Esse sistema serve para tarefas, pesquisas, aulas. Além de mais organizado, seus estudos serão mais limpos.

5 Conheça seu estilo de estudo e se organize

Não fique dando murros em ponta de faca tentando se encaixar em um estilo que te enjoa, cansa e dá dores de cabeça.

Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em aula, vá detalhando os conteúdos conforme o seu entendimento.

Encontre a melhor maneira para estudar e siga sempre esse cronograma.

Como controlar o cumprimento da rotina? Sinalize na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições, mas evite sempre postergar as tarefas.

Como dividir o tempo? Intercale as disciplinas preferidas com as disciplinas que menos gosta. O horário também influencia muito e é fundamental. Uma boa dica é colocar no papel ou em cartazes, onde você possa sempre visualizar, dias e horas que serão dedicadas aos livros e cadernos.

O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de duas horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.

Não se julgue por não estudar no modo convencional, ele pode não funcionar para você. Procure recursos visuais, como vídeos ou desenhos.

6 Estabeleça uma zona de estudos em casa

Esqueça essa história de estudar na cama ou no chão do quarto. Isso não te ajuda em nada.
Estabeleça um local de estudos na sua casa, onde você possa se sentar e estudar. Um local bem iluminado, organizado e calmo é o ideal.

Importante! Seu cantinho... Estudar sempre no mesmo local facilita a concentração. A mente acaba se educando para realizar as operações necessárias ao estudo quando você estiver ali. Se você não tiver um bom local, bibliotecas são ótimas alternativas.

7 Prepare-se para as provas e testes

Você sabe que é importante estudar para os dias de provas e testes, mas nunca faz isso, certo? Se acostume a separar algumas horas do seu dia para dedicar ao estudo e assim você não precisará entrar em pânico um dia antes da prova. Evite distrações e encontre o melhor estilo para você.

8 Não procrastine

Pare de enrolar. Não coloque dificuldades na hora de estudos. Dedique-se ao que você tem que fazer e mantenha em mente que quanto antes você começar a estudar, mais cedo vai terminar o que precisa fazer.

9 Engenharia da Boa Leitura

Ler algo compreendendo com clareza seu conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e depende muito da prática. Sugestão: outras leituras.

Durante a leitura, relacione e compare as novas informações com o que você já conhecia sobre o tema.

Torne sua leitura mais produtiva. Vá destacando com caneta colorida ou marcador de texto as palavras-chave. Se preferir, escreva ao lado de cada parágrafo a ideia principal. Isso facilita a compreensão e o trabalho na hora de rever o assunto.

10 Pegue o que é mais importante

Destaque no seu caderno as anotações mais importantes, use marca textos, grifos, caixas coloridas. Isso ajuda muito na hora de estudar, especialmente se você é uma pessoa visual. Usando esses recursos, fica mais fácil identificar as informações principais na página.

11 Cuide-se

Para estudar é preciso estar com a cabeça em ordem. Então não descuide da sua saúde, coma bem e mantenha a cabeça e os pensamentos limpos. Evite passar muito tempo no video game, computador e mensagens de texto pelo celular.

Computador e internet são poderosos instrumentos de estudo. Mas tome cuidado com as tentações. Games e redes sociais são extremamente dispersivos.

12 Alimentação

Outro fator importante é a alimentação. Você sabia que alguns alimentos contribuem na hora dos estudos?

Carboidratos: Os carboidratos são importantes, pois são transformados em açúcar, que dá energia ao corpo. Dessa forma, o corpo ganhará mais disposição, e o cérebro, concentração. Opte por carboidratos ricos em fibras como pães integrais.

Chás: Deixe o café de lado, e opte por chás, com preferência para os chás de ervas sem substância, sem açúcar.

Você precisa de vitaminas B e de magnésio que ajudam o sistema nervoso em momentos de estresse. Além disso, legumes, nozes, sementes e grãos integrais também são boas fontes de vitamina B.

Outro bom suplemento é o de ômega-3, que ajuda a manter a concentração. Alimentos ricos em ômega-3 são: salmão, outros peixes, chia e óleos.

Proteínas: Em suas refeições, até os lanches devem conter proteínas. Isso porque elas mantêm a sensação de satisfação por mais tempo. As principais fontes são: legumes, nozes, sementes, ovos, iogurte, carnes de peixe, aves e boi.



REFERÊNCIAS http://canaldoensino.com.br http://www.ifspsaocarlos.edu.br http://educador.brasilescola.uol.com.br ETEC de Registro. Acesso em 20.04.2017. Colaboração dos setores de Coordenação Pedagógica e Coordenações de Curso da ETEC de Registro