2ª Mostra De Modelos de Negócio apresenta 26 projetos dos alunos de Registro e Cajati

  • Alunos dos cursos técnicos e ETIM em apresentação na 2ª Mostra De Modelos de Negócio

Aconteceu no dia 3 deste mês, a apresentação pública dos projetos potencializados no 2º BootCamp (realizado em junho deste ano), em formato de modelo de negócio. Pela primeira vez, houve a apresentação integrada entre os projetos do ETIM, VENCE, Técnicos em Administração e alunos, também do Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Cajati. A mostra é um feedback das equipes que tem como objetivo promover as melhorias alcançadas em seus projetos, a partir das arguições feitas do 2º BootCamp, sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

O CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar (de forma clara e objetiva) modelos de negócio novos ou já existentes. Já o PITCH trata-se de uma abordagem de vendas que os alunos devem executar em 3 minutos (1 a mais que no ano passado). Normalmente, isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, mas sim a venda de uma ideia ou negócio para um investidor.

A mostra é um dos requisitos do DESAFIO INOVA Paula Souza, evento anual mantido pela Agencia INOVA PAULA SOUZA. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs, podendo ainda incluir membros da comunidade local, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade, já que o seu principal objetivo é o fomento da inovação tecnológica, não só em nossa região, mas também em todo o estado de São Paulo.

Os projetos apresentados na 2ª Mostra de Modelos de Negócio, foram:

Acãochego - Pousada e Hotel Canino
Agrofam - Ambiente informatizado de Gestão de Negócios para Agricultura Familiar
Ajudae - Aplicativo de Comunicação entre Portadores de DST-AIDS e Jovens com Gravidez Precoce
Aplicativo de Gestão do Ciclo Menstrual com Auxílio na Identificação da SOP
Aplicativo para Visualização de Mapa Criminal
Arquikaleto – Gestão de Projetos
Boemio - Aplicativo para Busca de Estabelecimentos e Plataforma Web para Contratação de Músicos
Break Café - Proposta de Introduzir uma Cafeteria no Município de Registro
Clube Araúpava - Ambiente Recreativo e Diferenciado de Lazer
Coffee and Books - Lanchonete
Comércio de Doces de Coco Assado e Recheado
Cybership - Serious Game voltado ao Ensino da Programação Orientada a Objeto
Doceria Especializada em Brigadeiros
Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans
Fomento Logístico para a Implementação da Carne de Búfalo na Região do Vale do Ribeira
Gamer House Well Played – Entretenimento e Alimentação
Happy Kids - Agência de Festas Infantis
Marido de Aluguel – Serviço de Manutenção a Domicilio
PEX - Sistema para Busca de Preços Online
Portal Web - Vale Turismo
Pote de Ouro - Comércio e fabricação de Bolos no Pote
Projeto de Implantação de Empresa Alimentícia de Fabricação e Comercialização de Bolos no Pote Gourmet
SINAPPS - Mapeamento Sistemático de Nervos Anatomicamente Estruturados
Sorveteria Sol Nascente
Terrasafe - Software para Monitoramento de Deslizamento de Terra
Vida Sem Leite - Brigadeiros sem Traços de Leite para Intolerantes e Alérgicos

O evento foi dividido em 2 sessões: das 13h30 às 16h30; e das 19h30 às 22h30. Cada equipe teve 5 minutos para apresentar o seu modelo de negócio em CANVAS, mais 3 minutos para exposição do seu PITCH, totalizando 8 minutos por equipe. Agora as equipes terão mais um tempo para trabalhar os últimos acertos em seus projetos e expô-los no DemoDay, uma feira que acontecerá no dia 8 de dezembro na unidade sede. No DemoDay deste ano participarão os alunos do Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Cajati. Ainda no mesmo dia, acontecerá a premiação dos melhores projetos da ETEC de Registro, cujo serão selecionados pelo NLI (Núcleo Local de Inovação) e pela comunidade local, através do website.

O evento contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica a Profa. Eunice Couto e das professoras Jucilene R. Machado e Rosângela Xavier, oradoras do evento. Fica ainda um agradecimento especial a aluna Mariana Cabrinha do 2º ETIM e do aluno Márcio Bernardo Filho do Técnico em Informática, pelo belíssimo trabalho fotográfico. O início das votações está previsto ainda para as próximas semanas e ficarão abertas até a semana do DemoDay. Fiquem ligados e boa sorte!


Fotos:


    Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, em Eldorado/SP, realiza Banca de Validação de Trabalho de Conclusão de Curso

    Publicado em 05/12/2017
  • Aconteceu no dia 27 de novembro de 2017, no município de Eldorado/SP, a banca de validação dos trabalhos de conclusão de curso, da turma de ETIM-Administração, curso integrado com o Ensino Médi...

    1ª Edição do Ingressando Bem com o CIEE - Vale do Ribeira é realizada na ETEC de Registro

    Publicado em 04/12/2017
  • No dia 10 de novembro de 2017, o Centro de Integração Empresa Escola CIEE, realizou no auditório da ETEC de Registro a 1ª Edição - Ingressando Bem com o CIEE - Vale do Ribeira, com o tema "Entre...

    Alunos do curso Técnico em Administração visitam o Espaço Natura em Cajamar-SP

    Publicado em 30/11/2017
  • Projetada no final dos anos 1990, a Unidade Industrial de Cajamar tem 85.000 m² de área construída e está implantada em um terreno de 680.000 m². Composto por três fábricas, centro de pesquisa,...