2ª Mostra De Modelos de Negócio apresenta 26 projetos dos alunos de Registro e Cajati

  • Alunos dos cursos técnicos e ETIM em apresentação na 2ª Mostra De Modelos de Negócio

Aconteceu no dia 3 deste mês, a apresentação pública dos projetos potencializados no 2º BootCamp (realizado em junho deste ano), em formato de modelo de negócio. Pela primeira vez, houve a apresentação integrada entre os projetos do ETIM, VENCE, Técnicos em Administração e alunos, também do Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Cajati. A mostra é um feedback das equipes que tem como objetivo promover as melhorias alcançadas em seus projetos, a partir das arguições feitas do 2º BootCamp, sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

O CANVAS, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar (de forma clara e objetiva) modelos de negócio novos ou já existentes. Já o PITCH trata-se de uma abordagem de vendas que os alunos devem executar em 3 minutos (1 a mais que no ano passado). Normalmente, isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, mas sim a venda de uma ideia ou negócio para um investidor.

A mostra é um dos requisitos do DESAFIO INOVA Paula Souza, evento anual mantido pela Agencia INOVA PAULA SOUZA. O desafio é uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs, podendo ainda incluir membros da comunidade local, que tenham como base ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Todos esses eventos são abertos gratuitamente a comunidade, já que o seu principal objetivo é o fomento da inovação tecnológica, não só em nossa região, mas também em todo o estado de São Paulo.

Os projetos apresentados na 2ª Mostra de Modelos de Negócio, foram:

Acãochego - Pousada e Hotel Canino
Agrofam - Ambiente informatizado de Gestão de Negócios para Agricultura Familiar
Ajudae - Aplicativo de Comunicação entre Portadores de DST-AIDS e Jovens com Gravidez Precoce
Aplicativo de Gestão do Ciclo Menstrual com Auxílio na Identificação da SOP
Aplicativo para Visualização de Mapa Criminal
Arquikaleto – Gestão de Projetos
Boemio - Aplicativo para Busca de Estabelecimentos e Plataforma Web para Contratação de Músicos
Break Café - Proposta de Introduzir uma Cafeteria no Município de Registro
Clube Araúpava - Ambiente Recreativo e Diferenciado de Lazer
Coffee and Books - Lanchonete
Comércio de Doces de Coco Assado e Recheado
Cybership - Serious Game voltado ao Ensino da Programação Orientada a Objeto
Doceria Especializada em Brigadeiros
Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans
Fomento Logístico para a Implementação da Carne de Búfalo na Região do Vale do Ribeira
Gamer House Well Played – Entretenimento e Alimentação
Happy Kids - Agência de Festas Infantis
Marido de Aluguel – Serviço de Manutenção a Domicilio
PEX - Sistema para Busca de Preços Online
Portal Web - Vale Turismo
Pote de Ouro - Comércio e fabricação de Bolos no Pote
Projeto de Implantação de Empresa Alimentícia de Fabricação e Comercialização de Bolos no Pote Gourmet
SINAPPS - Mapeamento Sistemático de Nervos Anatomicamente Estruturados
Sorveteria Sol Nascente
Terrasafe - Software para Monitoramento de Deslizamento de Terra
Vida Sem Leite - Brigadeiros sem Traços de Leite para Intolerantes e Alérgicos

O evento foi dividido em 2 sessões: das 13h30 às 16h30; e das 19h30 às 22h30. Cada equipe teve 5 minutos para apresentar o seu modelo de negócio em CANVAS, mais 3 minutos para exposição do seu PITCH, totalizando 8 minutos por equipe. Agora as equipes terão mais um tempo para trabalhar os últimos acertos em seus projetos e expô-los no DemoDay, uma feira que acontecerá no dia 8 de dezembro na unidade sede. No DemoDay deste ano participarão os alunos do Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Cajati. Ainda no mesmo dia, acontecerá a premiação dos melhores projetos da ETEC de Registro, cujo serão selecionados pelo NLI (Núcleo Local de Inovação) e pela comunidade local, através do website.

O evento contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica a Profa. Eunice Couto e das professoras Jucilene R. Machado e Rosângela Xavier, oradoras do evento. Fica ainda um agradecimento especial a aluna Mariana Cabrinha do 2º ETIM e do aluno Márcio Bernardo Filho do Técnico em Informática, pelo belíssimo trabalho fotográfico. O início das votações está previsto ainda para as próximas semanas e ficarão abertas até a semana do DemoDay. Fiquem ligados e boa sorte!


Fotos:


    Competição USP de Conhecimentos (CUCo) - Incentiva Alunos da Rede Estadual Paulista a Ingressar nos Cursos de Graduação da USP

    Publicado em 16/06/2018
  • A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar ...

    Alunos da Classe Descentralizada de Sete Barras realizam visita ao CD do Boticário

    Publicado em 15/06/2018
  • No dia 12 de junho de 2018, os alunos do curso Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Sete Barras, com apoio da Prefeitura Municipal, realizaram visita técnica ao Centro de Distribu...

    Divulgação de Vagas de Estágio - Aprendiz Paulista

    Publicado em 08/06/2018
  • A ETEC de Registro divulga para os alunos do curso técnico modular de Administração, VAGA DE ESTÁGIO através do programa Aprendiz Paulista.

    O programa Aprendiz Paulista t...