Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, em Eldorado/SP, realiza Banca de Validação de Trabalho de Conclusão de Curso

  • Tema 06: Artesanato no Quilombo de IVAPORUNDUVA

Aconteceu no dia 27 de novembro de 2017, no município de Eldorado/SP, a banca de validação dos trabalhos de conclusão de curso, da turma de ETIM-Administração, curso integrado com o Ensino Médio na escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa, uma parceria que busca o aperfeiçoamento do jovem diante das expectativas do mercado de trabalho.

Pesquisando um pouco sobre a localidade denominada André Lopes, conforme afirma Paulino de Almeida (1955: 11) “tem seu o seu nome em uma lenda segundo a qual aí teria naufragado o sargento-mór da ilha de São Sebastião André Lopes de Azevedo, casado com dona Maria Francisca e falecido na Freguesia de Xiririca, onde residia aos 15 de junho de 1764, na avançada idade de cem anos” (Krug, 1939: 589) descrevia a paisagem física do bairro a partir do morro André Lopes, “cujo pico calcário é coberto por espessa vegetação de Samambaia.

A instalação de uma unidade escolar como a ETEC, em uma região Quilombola no Vale do Ribeira, teve como objetivo a evolução das comunidades dentro do processo de formação aos discentes, agregando conhecimentos acadêmicos, mas mantendo as tradições e cultura de um povo, em consequência melhorando a qualidade de vida dos moradores e um avanço na área acadêmica.

O curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, contou com a coordenação do professor Carlos Alberto Soares Lima, que além de ministrar as aulas também esteve à frente dos trabalhos de conclusão de curso, onde os discentes abordaram os seguintes temas: - Comunidades Quilombolas; - Coleta de Lixos Seletivos em Comunidades Quilombolas em Difícil Acesso (Nhunguára, Ivaporunduva, São Pedro, Galvão) ; - Horta orgânica nas escola, economia solidaria para escolas municipais dos quilombos da região de Eldorado-SP ; - Empreendedorismo e inovação: criação de um salão de cabeleireiro para cabelos crespos e cacheados; - Desenvolvimento Socioeconômico da Comunidade Sapatu (Ênfase na reabertura da fabrica); - Artesanato no Quilombo de Ivaporunduva. Também estiveram prestigiando as apresentações dos trabalhos a Profª e Diretora Josemira dos Santos Solpôsto Gouvêa e a Profª e Coordenadora Pedagógica Raquel Daniela da Silva (ambas da escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa), a Profª Rosely Dias da Silva (secretária acadêmica da ETEC-Eldorado) ; a Profª Jucilene Ribeiro Machado e o Prof. José Cristiano de Góis.

Os temas abordados pelos jovens das comunidades quilombolas pertencentes ao município de Eldorado/SP, demonstraram a importância e a preocupação que possuem diante desta região, e a luta no reconhecimento profissional e implantação dos projetos como uma fonte de desenvolvimento e qualidade de vida dos quilombos.


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...