2ª Edição do DemoDay da ETEC de Registro premia Melhores Projetos Inovadores de 2017

  • Nessa segunda edição do DemoDay foram expostos 27 projetos, sendo a primeira vez que houve a integração também com a classe descentralizada de Cajati.

Na última sexta-feira, 08 de novembro, realizou-se mais uma edição do evento DemoDay na ETEC de Registro. O evento está inserido no Desafio INOVA Paula Souza, sendo este uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs de todo o estado, podendo ainda incluir membros da comunidade. As equipes procuram ter como base, ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na ETEC de Registro é constituído por 3 eventos: BootCamp, Mostra de Modelo de Negócios e o DemoDay.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Já a Mostra de Modelo de Negócios é um feedback das equipes que tem como objetivo promover publicamente as melhorias alcançadas em seus projetos, realizadas durante e após o BootCamp; sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

Finalmente, o DemoDay é uma exposição contendo todos os projetos desenvolvidos por nossos alunos, na qual os visitantes podem ter acesso ao produto final. Nessa segunda edição do DemoDay foram expostos 27 projetos, sendo a primeira vez que houve a integração também com a classe descentralizada de Cajati.

Todos os eventos citados, que fazem parte das três fases do Desafio INOVA Paula Souza, são abertos gratuitamente a comunidade, sendo uma das propostas da Agência INOVA Paula Souza, destinado ao fomento da inovação tecnológica no estado de São Paulo.

Durante o DemoDay deste ano houve a premiação para os melhores projetos por turma, tanto na categoria Voto Popular (realizada na Internet) quanto na Avaliação Técnica. A Avaliação Técnica é realizada pelo Núcleo de Inovação da ETEC de Registro, formado por professores da unidade e pelo SEBRAE.
Por fim, houve a premiação Melhores Projetos Inovadores de 2017, onde concorreram os melhores projetos selecionados na categoria Avaliação Técnica. Os grupos candidatos ao "Prêmio Melhores Projetos Inovadores - 2017" foram:

Na área de enquadramento: Economia, Gestão e Negócios:

- Vale Turismo - Administração - Vence (Registro)
- Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans - Administração - Noite (Registro)
- Fomento logístico para a implementação da carne de búfalo na região do Vale do Ribeira - Administração (Cajati)
- Comercialização de Alimentos para Peixes - Star Fish - Administração - Tarde (Registro)
- Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes - Administração - Noite (Registro)

Na área de enquadramento: Informação, Tecnologias e Comunicação:

- Ajudaê - Aplicativo de comunicação entre portadores de DSTs-Aids e jovens grávidas precocemente - Informática - ETIM (Registro)
- Sistema para Monitoramento de Enchentes – Water Manager - Informática - Noite (Registro)

Após a votação pelo Núcleo de Inovação da ETEC de Registro foram selecionados os vencedores:

- Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans da área de enquadramento: Economia, Gestão E Negócios da turma de Técnico em Administração – Noite -Registro
- Ajudaê - Aplicativo de Comunicação entre Portadores de Dsts-Aids e Jovens Grávidas da área de enquadramento: Informação, Tecnologias e Comunicação da turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico Em Informática – ETIM de Registro.

Também estavam presentes no evento os ex-alunos do curso Técnico em Informática do ano de 2016, que desenvolveram o projeto “Transporte público para deficientes físicos”, o trabalho esteve concorrendo na 11ª edição da FETEPS realizada esse ano.

O evento DemoDay tem a mentoria do coordenador regional de projetos da Agência INOVA Paula Souza, o professor Fred Barbosa e contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica, a professora Eunice Couto, dos professores do curso de informática Ramon Trigo e Luiz Claudio Barreto, do coordenador do curso de administração, o professor José Cristiano Góis, da professora Jucilene R. Machado, bem como dos consultores do SEBRAE-Registro, Ricardo W. Oliveira e André Luiz de Almeida Vitor.

Nossos parabéns aos grupos vencedores e nosso muito obrigado a todos os participantes e visitantes, em especial aos nossos alunos formandos! Parabéns!


Fotos:


    Escola Móvel de Nanotecnologia do SENAI desperta curiosidade dos alunos da ETEC de Registro em primeira visitação

    Publicado em 14/11/2019
  • Durante os dias 5, 6 e 7 de novembro os alunos do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado da ETEC de Registro estiveram visitando a escola móvel de Nanotecnologia do SENAI-SP (Serviço Nacional de Ap...

    ETEC de Registro abre inscrições para o curso de Técnico em Turismo Receptivo

    Publicado em 04/11/2019
  • No dia 16 de outubro deste ano foi aberta as inscrições para o vestibulinho da ETEC de Registro, e mais uma vez o município de Jacupiranga saiu na frente. Com a disponibilização de 40 vagas para ...

    Alunos da ETEC criam impressora que transforma textos digitais em texto em braile no papel

    Publicado em 01/11/2019
  • Um grupo de estudantes desenvolveu uma impressora em braile, que transforma textos digitais (computador ou App) em texto em braile no papel. Os jovens são estudantes do ETIM de Informática da ETEC d...