2ª Edição do DemoDay da ETEC de Registro premia Melhores Projetos Inovadores de 2017

  • Nessa segunda edição do DemoDay foram expostos 27 projetos, sendo a primeira vez que houve a integração também com a classe descentralizada de Cajati.

Na última sexta-feira, 08 de novembro, realizou-se mais uma edição do evento DemoDay na ETEC de Registro. O evento está inserido no Desafio INOVA Paula Souza, sendo este uma competição de modelo de negócios, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico, pós-graduação, egressos e professores de ETECs e FATECs de todo o estado, podendo ainda incluir membros da comunidade. As equipes procuram ter como base, ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na ETEC de Registro é constituído por 3 eventos: BootCamp, Mostra de Modelo de Negócios e o DemoDay.

O BootCamp consiste de uma imersão das equipes de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda e outros) com o apoio de mentores e profissionais com expertise em diversas áreas. Já a Mostra de Modelo de Negócios é um feedback das equipes que tem como objetivo promover publicamente as melhorias alcançadas em seus projetos, realizadas durante e após o BootCamp; sintetizadas no modelo de negócio CANVAS e no formato de PITCH.

Finalmente, o DemoDay é uma exposição contendo todos os projetos desenvolvidos por nossos alunos, na qual os visitantes podem ter acesso ao produto final. Nessa segunda edição do DemoDay foram expostos 27 projetos, sendo a primeira vez que houve a integração também com a classe descentralizada de Cajati.

Todos os eventos citados, que fazem parte das três fases do Desafio INOVA Paula Souza, são abertos gratuitamente a comunidade, sendo uma das propostas da Agência INOVA Paula Souza, destinado ao fomento da inovação tecnológica no estado de São Paulo.

Durante o DemoDay deste ano houve a premiação para os melhores projetos por turma, tanto na categoria Voto Popular (realizada na Internet) quanto na Avaliação Técnica. A Avaliação Técnica é realizada pelo Núcleo de Inovação da ETEC de Registro, formado por professores da unidade e pelo SEBRAE.
Por fim, houve a premiação Melhores Projetos Inovadores de 2017, onde concorreram os melhores projetos selecionados na categoria Avaliação Técnica. Os grupos candidatos ao "Prêmio Melhores Projetos Inovadores - 2017" foram:

Na área de enquadramento: Economia, Gestão e Negócios:

- Vale Turismo - Administração - Vence (Registro)
- Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans - Administração - Noite (Registro)
- Fomento logístico para a implementação da carne de búfalo na região do Vale do Ribeira - Administração (Cajati)
- Comercialização de Alimentos para Peixes - Star Fish - Administração - Tarde (Registro)
- Serviço Móvel de Banho e Tosa - Patas Brilhantes - Administração - Noite (Registro)

Na área de enquadramento: Informação, Tecnologias e Comunicação:

- Ajudaê - Aplicativo de comunicação entre portadores de DSTs-Aids e jovens grávidas precocemente - Informática - ETIM (Registro)
- Sistema para Monitoramento de Enchentes – Water Manager - Informática - Noite (Registro)

Após a votação pelo Núcleo de Inovação da ETEC de Registro foram selecionados os vencedores:

- Empresa de Transporte Coletivo Utilizando Vans da área de enquadramento: Economia, Gestão E Negócios da turma de Técnico em Administração – Noite -Registro
- Ajudaê - Aplicativo de Comunicação entre Portadores de Dsts-Aids e Jovens Grávidas da área de enquadramento: Informação, Tecnologias e Comunicação da turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico Em Informática – ETIM de Registro.

Também estavam presentes no evento os ex-alunos do curso Técnico em Informática do ano de 2016, que desenvolveram o projeto “Transporte público para deficientes físicos”, o trabalho esteve concorrendo na 11ª edição da FETEPS realizada esse ano.

O evento DemoDay tem a mentoria do coordenador regional de projetos da Agência INOVA Paula Souza, o professor Fred Barbosa e contou com o apoio de toda direção, em especial da coordenadora pedagógica, a professora Eunice Couto, dos professores do curso de informática Ramon Trigo e Luiz Claudio Barreto, do coordenador do curso de administração, o professor José Cristiano Góis, da professora Jucilene R. Machado, bem como dos consultores do SEBRAE-Registro, Ricardo W. Oliveira e André Luiz de Almeida Vitor.

Nossos parabéns aos grupos vencedores e nosso muito obrigado a todos os participantes e visitantes, em especial aos nossos alunos formandos! Parabéns!


Fotos:


    ETEC de Registro é apontada como a 23ª melhor escola do Estado no Enem pelo Jornal Folha de São Paulo

    Publicado em 21/12/2017
  • Em um levantamento recente publicado pelo jornal Folha de São Paulo, as 20 melhores escolas públicas da Capital são ETECs. Entre as 20 melhores escolas estaduais do Brasil, 8 são ETECs. Na ...

    Alunos criadores do projeto Transporte Público para Deficientes Físicos recebem certificado de participação na 11ª FETEPS

    Publicado em 21/12/2017
  • No dia 08 de novembro, durante a realização do DemoDay na ETEC de Registro, os ex-alunos do curso técnico em informática, criadores do projeto “Transporte Público para Deficientes Físicos”, ...

    Agência INOVA e SEBRAE trazem o CONPIZZA para a ETEC de Registro

    Publicado em 18/12/2017
  • No dia 29 de novembro de 2017, com iniciativa da Agência INOVA Paula Souza e do SEBRAE Registro, foi realizado na ETEC, o CONPIZZA - Congresso Internacional da Pizza - em Registro, sendo um workshop ...