Alunos do técnico em administração aprendem na prática gestão de uma empresa administrando cantina escolar

O projeto Startup ETEC - Cantina Escolar, é desenvolvido no primeiro módulo do curso Técnico em Administração, proporcionando aos discentes a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa, abrangendo todos os componentes curriculares do primeiro módulo.

As empresas funcionam durante o momento de intervalo das aulas do período da noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, marketing, recursos humanos, cálculos financeiros e demonstrativos contábeis.

É um programa totalmente sem custos e acompanhado pelos docentes das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, contábil, linguagem de trabalho, informática e produção. Neste projeto os discentes têm a oportunidade de praticar as teorias desenvolvidas em sala de aula, nas suas respectivas empresas, são explicados também, os fundamentos da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo. O projeto visa formar indivíduos que sejam proativos e criativos, capazes de criar suas oportunidades, seja em um projeto próprio, no emprego ou na vida pessoal.

Despertar a capacidade de realização não apenas empodera o discente, tornando-o um protagonista do aprendizado, mas também faz com que ele valorize mais o aprendizado e o conhecimento em si. Na ETEC de Registro essas ações já estão presentes há mais de dois anos, buscando metodologias ativas desenvolvidas em cada semestre.

A abordagem prática na educação está diretamente associada ao desenvolvimento do projeto, em que o aluno efetivamente aplica, vivencia e experimenta o que está sendo ensinado. Assim, ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se ensinar metodologias empresariais de acordo com os componentes curriculares, passando por conceitos de gestão e finanças, em paralelo com a aplicação destas metodologias nos projetos, proporcionando ao aluno uma experiência de aprendizado muito mais concreta. Há que se observar também a abrangência do conceito, tendo em mente que o incentivo ao espírito empreendedor necessita de “Multidisciplinaridade”.

A ETEC de Registro vem incentivando o desenvolvimento dos discentes por meio dos projetos que integrem diversas áreas do conhecimento (não de maneira modular e sim sistêmica).


Fotos:


    ETEC de Registro realizará Dia da Saúde Emocional nesse sábado, 27 de abril.

    Publicado em 22/04/2019
  • O Dia da Saúde Emocional é um evento que faz parte do Projeto de Promoção da Saúde Emocional que vem sendo desenvolvido com os alunos do Ensino Médio da ETEC de Registro.

    Tem com...

    Competição USP de Conhecimentos (CUCo) - Incentiva Alunos da Rede Estadual Paulista a Ingressar nos Cursos de Graduação da USP

    Publicado em 10/04/2019
  • A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar ...

    Em entrevista a jornal professor da ETEC, Claúdio Vieira, afirma que animações podem ser aliadas na sala de aula

    Publicado em 02/04/2019
  • Sendo reconhecido por suas pesquisas e produções literárias (e metodologias) o professor de história da ETEC de Registro, Cláudio Vieira concedeu mais uma entrevista, dessa vez para o "...