Alunos do técnico em administração aprendem na prática gestão de uma empresa administrando cantina escolar

O projeto Startup ETEC - Cantina Escolar, é desenvolvido no primeiro módulo do curso Técnico em Administração, proporcionando aos discentes a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa, abrangendo todos os componentes curriculares do primeiro módulo.

As empresas funcionam durante o momento de intervalo das aulas do período da noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, marketing, recursos humanos, cálculos financeiros e demonstrativos contábeis.

É um programa totalmente sem custos e acompanhado pelos docentes das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, contábil, linguagem de trabalho, informática e produção. Neste projeto os discentes têm a oportunidade de praticar as teorias desenvolvidas em sala de aula, nas suas respectivas empresas, são explicados também, os fundamentos da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo. O projeto visa formar indivíduos que sejam proativos e criativos, capazes de criar suas oportunidades, seja em um projeto próprio, no emprego ou na vida pessoal.

Despertar a capacidade de realização não apenas empodera o discente, tornando-o um protagonista do aprendizado, mas também faz com que ele valorize mais o aprendizado e o conhecimento em si. Na ETEC de Registro essas ações já estão presentes há mais de dois anos, buscando metodologias ativas desenvolvidas em cada semestre.

A abordagem prática na educação está diretamente associada ao desenvolvimento do projeto, em que o aluno efetivamente aplica, vivencia e experimenta o que está sendo ensinado. Assim, ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se ensinar metodologias empresariais de acordo com os componentes curriculares, passando por conceitos de gestão e finanças, em paralelo com a aplicação destas metodologias nos projetos, proporcionando ao aluno uma experiência de aprendizado muito mais concreta. Há que se observar também a abrangência do conceito, tendo em mente que o incentivo ao espírito empreendedor necessita de “Multidisciplinaridade”.

A ETEC de Registro vem incentivando o desenvolvimento dos discentes por meio dos projetos que integrem diversas áreas do conhecimento (não de maneira modular e sim sistêmica).


Fotos:


    ETEC de Registro é destaque mais uma vez! Sendo a 21ª melhor escola pública do Brasil e a 7ª melhor ETEC, segundo nota do IDEB 2019

    Publicado em 16/09/2020
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    No resultado do...

    Alunos da ETEC de Registro são premiados na Competição USP de Conhecimentos

    Publicado em 15/09/2020
  • A Competição USP de Conhecimentos é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar os alun...

    Transforme sua ideia em um negócio – Escola de Inovadores promove curso gratuito com o objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor

    Publicado em 10/09/2020
  • O Centro Paula Souza (CPS) está com as inscrições abertas para a 11ª edição da Escola de Inovadores (inova.cps.sp.gov....