Jornal de Portugal cita livro Desenhos animados – olhar além da tela, do professor Cláudio Vieira

  • No texto de Carolina Maria Ruy o livro é apontado como referência para uma linha de análise do cinema.

Em matéria do jornal estrangeiro Jornal Tornado de Portugal, a pesquisadora e jornalista Carolina Maria Ruy, cita o livro do professor e pesquisador Cláudio Vieira, "Desenhos animados – olhar além da tela" em seu mais recente artigo. No artigo intitulado "O debate sobre arte precisa ir além de dogmas e preconceitos", Carolina Ruy aponta o livro como uma das referências de leitura - em paralelo com uma obra de Ariel Dorfman e Armand Mattelart - para compreensão de que o aspecto "comercial" existente nas obras fílmicas é só uma das hastes de um leque junto com mensagens políticas e sociais, o que torna possível ir além da visão dogmática do entretenimento ou alienação de crianças.

"Há dois anos atrás escrevi um prefácio para o ótimo livro, Desenhos animados – olhar além da tela, do pesquisador Cláudio Vieira, no qual ele analisa o histórico e o papel dos desenhos animados na mentalidade social. Sua pesquisa deixa claro que o processo de produção artística, técnica e comercial são muito complexos e não excludentes entre si. No meu prefácio citei o livro Para ler o Pato Donald, comunicação de massa e colonialismo, de Ariel Dorfman e Armand Mattelart, escrito como um panfleto em 1971. O interessante do livro é que, ao analisar a influência do personagem de Walt Disney sobre as crianças, os autores não o taxam de "comercial" como forma de encerrar o assunto. Ao contrário disso, eles analisam as mensagens políticas e sociais contidas no desenho. Assumem, portanto, que há nele um forte conteúdo político e social, e não apenas uma sequência animada de atos superficiais e efêmeros para entreter e alienar crianças consumidoras." - Carolina Maria Ruy em trecho do artigo "O debate sobre arte precisa ir além de dogmas e preconceitos" – Jornal Tornado – Julho de 2019.

Vale ler a matéria completa no link: "O debate sobre arte precisa ir além de dogmas e preconceitos" – Jornal Tornado.

Reconhecido por suas pesquisas, produções literárias e metodologias, o professor de História da ETEC de Registro, já havia concedido uma entrevista ao mesmo jornal em abril de 2018, como é possível conferir neste link: "Existe uma coisa no meio ou antes da criação artística: ideologia, diz pesquisador", onde o professor tratou sobre as produções de animações na Sétima Arte e no Brasil.


Fotos:


    Cronograma das Campanhas Eleitorais dos Candidatos a Indicação de Diretor da ETEC Registro

    Publicado em 18/11/2020
  • A ETEC de Registro divulga o cronograma das campanhas eleitorais dos candidatos a indicação de Diretor da ETEC Registro. As reuniões aconteceram através da plataforma Microsoft Teams com docentes,...

    Capacitação para alunos e professores para o Hackathon com o tema: Como praticar o desenvolvimento sustentável

    Publicado em 12/11/2020
  • O Hackathon é uma combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), são eventos que reúnem profissionais ou estudantes ligados ao desenvolvimento de software ou soluções para p...

    Divulgação dos nomes dos candidatos inscritos no Processo Eleitoral para indicação de Diretor

    Publicado em 10/11/2020
  • A ETEC de Registro divulga os nomes dos candidatos inscritos no Processo Eleitoral 2020 para composição da lista tríplice ao cargo de Diretor da nossa unidade.

    Lembrando que o proces...