Tecnologia, Mercado, Inovação E Marketing Marcam Os Temas Da 1ª Semana De Tecnologia Da ETEC De Registro

  • O evento foi destinado aos alunos do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e contou com a realização de workshops e palestras.

Durante os dias 18, 19 e 20 de setembro ocorreu a 1ª Semana de Tecnologia da ETEC de Registro. O evento foi destinado aos alunos do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e contou com a realização de workshops e palestras.

Dois workshops ocorreram simultaneamente, durante os dias 18 e 19, com a divisão dos estudantes em duas turmas. O primeiro workshop foi ministrado por Thyago Brandão, com o tema "Colorização De HQs". Durante a oficina Thyago Brandão, profissional da área, tratou sobre o mercado brasileiro, americano e europeu de histórias em quadrinhos, em seguida mostrou aos estudantes como preparar uma página para colorir e seu processo.

"O mercado de HQs cresceu muito nos últimos anos no Brasil, porém o trabalho de um colorista parece muito mais fácil do que realmente é, viver da profissão exige muito empenho e persistência. O profissional pode conseguir trabalhos de duas formas: pode ser convidado por um artista para fazer parte do projeto ou ser contratado por uma editora, colorindo os títulos que ela lhe passar. Na maioria das vezes, o trabalho é no estilo freelance, o colorista recebe um valor combinado para cada projeto em que trabalha."

O segundo workshop foi ministrado por Jefferson Coutinho, com o tema "Marketing Digital". Na oficina, Jefferson, que também já foi aluno do curso de informática da ETEC, apresentou as principais técnicas de marketing digital e como aplicá-las ao mercado.

"Apesar de ser um termo muito comum, várias pessoas que trabalham pela internet ainda não conhecem bem o conceito de marketing digital. O marketing digital é bem parecido com o marketing tradicional, já que seu objetivo também é promover uma marca ou um produto. A diferença é que ele é feito na internet. Por ser uma estratégia online, o profissional usará então, ferramentas como sites, blogs, redes sociais, vídeos e aplicativos para celulares que divulguem seu negócio. A grande diferença do marketing digital é que, na internet, é possível analisar as métricas de resultado das ações em tempo real. Já no marketing offline, só é possível conseguir uma estimativa de quantas pessoas assistiram a um comercial na TV ou que viram um outdoor na rua, por exemplo. No marketing digital pode-se saber exatamente quantas pessoas clicaram em um anúncio, quantas dessas pessoas baixaram um ebook, quantas compraram um produto, e por aí vai. Com esses dados, fica viável testar estratégias diferentes e até corrigir erros quando necessário."

Por fim, como encerramento, no dia 20, sexta-feira, os estudantes puderam assistir uma palestra ministrada por Leonardo Raupp. Leonardo é administrador, educador e entusiasta da inovação. Se formou em Administração na Universidade Federal do Paraná e concluiu dois MBAs em Marketing. Ao se aprofundar nos assuntos de criatividade e inovação, enxergou uma maneira acessível de levar crescimento à empresas e profissionais de todos os portes e ramos. Criou a empresa OVNI, como forma de desenvolver este Trabalho em Rede, inovar e conquistar resultados. O tema trabalhado em sua palestra com os estudantes foi: "Inovação: Tendências e o futuro do trabalho".

A 1ª Semana de Tecnologia da ETEC de Registro contou com a organização e apoio dos professores Andréia Azevedo, Ramon Trigo, Fred Barbosa, Luiz Claudio Barreto e Tone Guerra.

Confira as fotos do evento:


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...