Docentes da ETEC de Registro realizam a capacitação Metodologias ativas – Turbinando a aprendizagem nas aulas

  • O encontro reuniu professores da sede e também de outras unidades pertencentes ao Centro Paula Souza.

Aconteceu no dia 05 de outubro de 2019, sábado, na ETEC de Registro, a primeira capacitação oferecida pelo CETEC, com o tema Metodologias Ativas. O encontro reuniu professores da sede e também de outras unidades pertencentes ao Centro Paula Souza. Os professores Davi Gutierrez e Gabriela Monteferrante, contribuíram na capacitação com abordagens teóricas e práticas, sempre com foco no discente, não esquecendo do principal do aprendizado.

Com o advento da informatização diversas mudanças ocorreram, interagindo o mundo em diversas áreas. E a educação também vem em crescente evolução, mesmo depois de anos e até mesmo séculos de ensino estagnado, presenciamos investimentos nas formas de aprendizado que tem gerado vários impactos positivos, não somente para os discentes, mas também para os docentes engajados.

A Professora Gabriela Monteferrante, destacou a “sala de aula invertida”, como um método ativo bastante atual, podendo inclusive ser algo dominante em um futuro próximo. O método tem como objetivo, complementar as aulas expositivas por conteúdos virtuais, onde o discente tem acesso aos conteúdos on-line para que o tempo todo em sala seja otimizado. Tal recurso, possibilita que o discente seja protagonista, buscando conhecimentos prévios e apenas sane suas dúvidas com os docentes, interagindo também com os colegas para a realização de projetos, resolução de problemas ou analise de estudos de caso.

Com essa nova metodologia, os discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos também nos encontros presenciais, sem que os professores se desgastem.

Durante a capacitação foi realizado oficinas onde os docentes tiveram a oportunidade de praticar tudo o que foi visto nas teorias e explicações dos facilitadores, nesta formação a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem terá um papel importante para a educação, ocasionando transformações substanciais. Por isso, o Centro Paula Souza, através do CETEC vem oferecendo estas capacitações, e é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para educar é algo extremamente relevante.


Fotos:


    Cronograma das Campanhas Eleitorais dos Candidatos a Indicação de Diretor da ETEC Registro

    Publicado em 18/11/2020
  • A ETEC de Registro divulga o cronograma das campanhas eleitorais dos candidatos a indicação de Diretor da ETEC Registro. As reuniões aconteceram através da plataforma Microsoft Teams com docentes,...

    Capacitação para alunos e professores para o Hackathon com o tema: Como praticar o desenvolvimento sustentável

    Publicado em 12/11/2020
  • O Hackathon é uma combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), são eventos que reúnem profissionais ou estudantes ligados ao desenvolvimento de software ou soluções para p...

    Divulgação dos nomes dos candidatos inscritos no Processo Eleitoral para indicação de Diretor

    Publicado em 10/11/2020
  • A ETEC de Registro divulga os nomes dos candidatos inscritos no Processo Eleitoral 2020 para composição da lista tríplice ao cargo de Diretor da nossa unidade.

    Lembrando que o proces...