Docentes da ETEC de Registro realizam a capacitação Metodologias ativas – Turbinando a aprendizagem nas aulas

  • O encontro reuniu professores da sede e também de outras unidades pertencentes ao Centro Paula Souza.

Aconteceu no dia 05 de outubro de 2019, sábado, na ETEC de Registro, a primeira capacitação oferecida pelo CETEC, com o tema Metodologias Ativas. O encontro reuniu professores da sede e também de outras unidades pertencentes ao Centro Paula Souza. Os professores Davi Gutierrez e Gabriela Monteferrante, contribuíram na capacitação com abordagens teóricas e práticas, sempre com foco no discente, não esquecendo do principal do aprendizado.

Com o advento da informatização diversas mudanças ocorreram, interagindo o mundo em diversas áreas. E a educação também vem em crescente evolução, mesmo depois de anos e até mesmo séculos de ensino estagnado, presenciamos investimentos nas formas de aprendizado que tem gerado vários impactos positivos, não somente para os discentes, mas também para os docentes engajados.

A Professora Gabriela Monteferrante, destacou a “sala de aula invertida”, como um método ativo bastante atual, podendo inclusive ser algo dominante em um futuro próximo. O método tem como objetivo, complementar as aulas expositivas por conteúdos virtuais, onde o discente tem acesso aos conteúdos on-line para que o tempo todo em sala seja otimizado. Tal recurso, possibilita que o discente seja protagonista, buscando conhecimentos prévios e apenas sane suas dúvidas com os docentes, interagindo também com os colegas para a realização de projetos, resolução de problemas ou analise de estudos de caso.

Com essa nova metodologia, os discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos também nos encontros presenciais, sem que os professores se desgastem.

Durante a capacitação foi realizado oficinas onde os docentes tiveram a oportunidade de praticar tudo o que foi visto nas teorias e explicações dos facilitadores, nesta formação a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem terá um papel importante para a educação, ocasionando transformações substanciais. Por isso, o Centro Paula Souza, através do CETEC vem oferecendo estas capacitações, e é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para educar é algo extremamente relevante.


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...