ETEC de Registro realiza palestra com jovens sobre Investimentos em Poupança

Aconteceu na noite do dia 27 de fevereiro de 2020, no auditório da ETEC de Registro, a palestra com o tema: “Formação Básica em Investimentos no Brasil – módulo: Investimentos em Poupança”, com o Economista Sr. Robson Lara Moreira (Pós graduado em MBA em Inteligência Financeira, especialista em Investimentos pela Anbima, bancário há mais de 10 anos e gerente de investimentos). Estiveram prestigiando o evento, professores e alunos do curso de Administração também algumas pessoas da comunidade local.

O Sr. Robson, abordou como foco principal o investimento inicial a poupança, sendo uma forma fácil e simples podendo ser aberta por qualquer pessoa em uma agência bancária, por meio de um gerente, o dinheiro aplicado pode ser retirado em qualquer momento. A quantidade mínima necessária para iniciar o investimento varia de acordo com os bancos.

O rendimento da poupança é mensal, sendo atualizado sempre na data de abertura (aniversário). As regras de rendimento da poupança mudaram em maio de 2012. Sempre que a Selic (taxa básica de juros) estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial). Para os depósitos feitos antes de 3 de maio de 2012, o rendimento continua sendo o antigo, de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais a variação da TR (Taxa Referencial, calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central).

A poupança é um investimento de baixo risco. O palestrante deixou alguns questionamentos aos jovens presentes onde iniciar e abrir mão de algumas compras supérfluas hoje pode ser uma conquista de um sonho maior no futuro, então o investimento na poupança inicialmente é uma alternativa para guardar mensalmente um valor, e após pensar em ampliar e diversificar melhor a sua carteira de rendimentos e investimentos.

A ideia é ótima - e totalmente viável para ser realizada, juntar dinheiro rápido pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para quem tem um alto número de gastos.

O primeiro passo para tirar as ideias do papel e conseguir guardar dinheiro é fazer um bom planejamento agora mesmo. Você precisa fazer da economia um hábito e usar o dinheiro poupado para investir o quanto antes, pois é assim que vai construir uma reserva financeira e elevar seu patrimônio.

O mais importante é iniciar imediatamente não ficar protelando para juntar uma quantia maior, não importa qual é o seu objetivo inicial, o importante é você começar a fazer com o que o dinheiro trabalhe a seu favor e assim irá realizar todos os seus sonhos.


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...