Plataforma informatizada desenvolvida por alunos da ETEC de Registro auxilia na busca de medicamentos fitoterápicos

  • O objetivo é levar informações de forma simples e prática sobre medicamentos fitoterápicos, filtrando os resultados a partir de um sintoma digitado pelo usuário.

Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade de indivíduos que buscam tratamentos alternativos com fitoterápicos cresceu 161% entre 2013 e 2015. Visto isso, os alunos do curso de Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, Adrian Gabriel dos Santos Matos, Amanda Cristina dos Santos Muniz, Bianca Eyrós Marques de Souza e Gabriel Franco Orbeli desenvolveram o projeto HERBCARE.

O projeto consiste em um sistema de busca, cujos resultados são plantas medicinais com seus respectivos nomes, indicações, contraindicações e seu modo de preparo para consumo. O objetivo é levar informações de forma simples e prática, filtrando os resultados a partir de um sintoma digitado pelo usuário, promovendo o uso de fitoterápicos e informando os usuários dos benefícios e vantagens dessa forma de tratamento alternativo.

“Determinados medicamentos industriais, principalmente quando utilizados em grandes quantidades e a longo prazo, podem trazer graves riscos à saúde. Esta realidade que norteia os tratamentos com medicamentos industrializados contrasta com aquela dos tratamentos fitoterápicos, que, em sua maioria, trazem apenas benefícios, como baixo custo e redução de efeitos colaterais, que estão presentes em uma boa parte de medicamentos industrializados. No Brasil os sites e aplicativos difundidos sobre fitoterápicos apresentam, na maior parte, apenas o teor científico acerca da fitoterapia (proporcionando uma linguagem complexa e dificultosa ao usuário). Sendo assim, HerbCare oferece informações de forma objetiva e compreensível ao público, cumprindo o seu propósito: promover o uso de fitoterápicos em tratamentos médicos.” – explicam os alunos.

O projeto foi desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro, sendo requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Informática ao final do curso.

Parabéns aos alunos pelo excelente trabalho desenvolvido bem como a todos os profissionais envolvidos na orientação e acompanhamento do projeto!


Fotos:


    2º Hackathon da ETEC de Registro desafia alunos do Ensino Médio Integrado a prototipação de softwares

    Publicado em 30/01/2020
  • No mês de dezembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM), tiveram a oportunidade de participar do 2º Hackathon da ETEC de Registro. O evento foi promovid...

    14º BPM/I de Registro recebe carta de agradecimento pela parceria com a ETEC de Registro

    Publicado em 29/01/2020
  • No dia 28 de janeiro de 2020, terça-feira, a ETEC de Registro, representada pelo professor e assessor técnico administrativo da unidade, Alex Sanders Moreira Rosa, fez a entrega de uma carta de agra...

    Aplicativo desenvolvido por alunas da ETEC de Registro aperfeiçoa a comunicação entre Psicólogos e Adolescentes

    Publicado em 12/12/2019
  • A depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS do ano de 2017. A mesma pesquisa demonstra que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mu...