Plataforma informatizada desenvolvida por alunos da ETEC de Registro auxilia na busca de medicamentos fitoterápicos

  • O objetivo é levar informações de forma simples e prática sobre medicamentos fitoterápicos, filtrando os resultados a partir de um sintoma digitado pelo usuário.

Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade de indivíduos que buscam tratamentos alternativos com fitoterápicos cresceu 161% entre 2013 e 2015. Visto isso, os alunos do curso de Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, Adrian Gabriel dos Santos Matos, Amanda Cristina dos Santos Muniz, Bianca Eyrós Marques de Souza e Gabriel Franco Orbeli desenvolveram o projeto HERBCARE.

O projeto consiste em um sistema de busca, cujos resultados são plantas medicinais com seus respectivos nomes, indicações, contraindicações e seu modo de preparo para consumo. O objetivo é levar informações de forma simples e prática, filtrando os resultados a partir de um sintoma digitado pelo usuário, promovendo o uso de fitoterápicos e informando os usuários dos benefícios e vantagens dessa forma de tratamento alternativo.

“Determinados medicamentos industriais, principalmente quando utilizados em grandes quantidades e a longo prazo, podem trazer graves riscos à saúde. Esta realidade que norteia os tratamentos com medicamentos industrializados contrasta com aquela dos tratamentos fitoterápicos, que, em sua maioria, trazem apenas benefícios, como baixo custo e redução de efeitos colaterais, que estão presentes em uma boa parte de medicamentos industrializados. No Brasil os sites e aplicativos difundidos sobre fitoterápicos apresentam, na maior parte, apenas o teor científico acerca da fitoterapia (proporcionando uma linguagem complexa e dificultosa ao usuário). Sendo assim, HerbCare oferece informações de forma objetiva e compreensível ao público, cumprindo o seu propósito: promover o uso de fitoterápicos em tratamentos médicos.” – explicam os alunos.

O projeto foi desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro, sendo requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Informática ao final do curso.

Parabéns aos alunos pelo excelente trabalho desenvolvido bem como a todos os profissionais envolvidos na orientação e acompanhamento do projeto!


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...