2º Hackathon da ETEC de Registro desafia alunos do Ensino Médio Integrado a prototipação de softwares

  • O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

No mês de dezembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM), tiveram a oportunidade de participar do 2º Hackathon da ETEC de Registro. O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

O Hackathon é um evento que reúne alunos de diferentes áreas (programadores, designers, gestores e outros profissionais) ligados ao desenvolvimento de software ou modelos de negócios, cujo objetivo é prototipar/desenvolver um software que atenda a um fim específico que sejam inovadores e utilizáveis, podendo durar dias ou semana. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de mostrar seus valores, conhecer outros profissionais da área, fazer Networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico. O sucesso vem do desafio, nem todos vencem, mas deixam suas marcas. Além da diversão!

Um dos objetivos deste Hackathon foi o de possibilitar aos alunos do 2º ETIM um primeiro contato com um projeto de software desenvolvido em equipe, visando facilitar os trabalhos do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para 2020. Os alunos desenvolveram - em apenas algumas horas - uma prévia dos seus projetos de TCC, incluindo desde os processos principais até o modelo de negócio CANVAS.

Por ser uma maratona, cada uma das atividades foi pontuada por uma banca de professores, profissionais com expertise e pelos próprios alunos, tornando o ambiente não apenas competitivo, mas também colaborativo. Abaixo, segue o resultado final dos três projetos mais bem avaliados na maratona:

1º Lugar: Equipe 4
Tema: Jaüne – Sistema de Monitoramento Emocional
Integrantes: Evelyn Caroline, Arthur Ponsone e Guilherme Pontes

2º Lugar: Equipe 7
Tema: Sigma – Jogo sério para treinamento de Libras para Psicólogos
Integrantes: Ana Luiza, Ciliane, Emanuelle e João Flávio

3º Lugar: Equipe 10
Tema: Straight Spine – Dispositivo para auxílio de correção postural
Integrantes: André L. Leme, André R. Aubim e Cristhian H. Trigo.

O projeto foi supervisionado pelo professor Fred Barbosa e contou com o apoio do SEBRAE de Registro. Ficam ainda nossos agradecimentos aos demais professores e alunos que participaram da banca de avaliação, bem como aos alunos do 2º ETIM por todo o empenho e dedicação. Parabéns!!

No anexo, encontra-se o resultado detalhado de todas as demais equipes:


Anexos:

Resultado Final - Hackathon 2019.xlsx


Fotos:


    Entenda por que você deve se preocupar com sua rotina de estudo

    Publicado em 17/06/2020
  • Dia a dia atribulado, com inúmeros compromissos, quem não passa por isso? Diante de tantas tarefas diárias, estabelecer uma rotina de estudos pode ser um problema. Se esse é o seu caso, não entre...

    INEP libera cartilha com critérios de correção da redação do ENEM

    Publicado em 10/06/2020
  • No dia 26 de maio, terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corri...

    UFPR adia o Vestibular 2021

    Publicado em 26/05/2020
  • O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Cepe) aprovou nesta quarta (20/05) o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de covid-19. A nov...