2º Hackathon da ETEC de Registro desafia alunos do Ensino Médio Integrado a prototipação de softwares

  • O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

No mês de dezembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM), tiveram a oportunidade de participar do 2º Hackathon da ETEC de Registro. O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

O Hackathon é um evento que reúne alunos de diferentes áreas (programadores, designers, gestores e outros profissionais) ligados ao desenvolvimento de software ou modelos de negócios, cujo objetivo é prototipar/desenvolver um software que atenda a um fim específico que sejam inovadores e utilizáveis, podendo durar dias ou semana. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de mostrar seus valores, conhecer outros profissionais da área, fazer Networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico. O sucesso vem do desafio, nem todos vencem, mas deixam suas marcas. Além da diversão!

Um dos objetivos deste Hackathon foi o de possibilitar aos alunos do 2º ETIM um primeiro contato com um projeto de software desenvolvido em equipe, visando facilitar os trabalhos do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para 2020. Os alunos desenvolveram - em apenas algumas horas - uma prévia dos seus projetos de TCC, incluindo desde os processos principais até o modelo de negócio CANVAS.

Por ser uma maratona, cada uma das atividades foi pontuada por uma banca de professores, profissionais com expertise e pelos próprios alunos, tornando o ambiente não apenas competitivo, mas também colaborativo. Abaixo, segue o resultado final dos três projetos mais bem avaliados na maratona:

1º Lugar: Equipe 4
Tema: Jaüne – Sistema de Monitoramento Emocional
Integrantes: Evelyn Caroline, Arthur Ponsone e Guilherme Pontes

2º Lugar: Equipe 7
Tema: Sigma – Jogo sério para treinamento de Libras para Psicólogos
Integrantes: Ana Luiza, Ciliane, Emanuelle e João Flávio

3º Lugar: Equipe 10
Tema: Straight Spine – Dispositivo para auxílio de correção postural
Integrantes: André L. Leme, André R. Aubim e Cristhian H. Trigo.

O projeto foi supervisionado pelo professor Fred Barbosa e contou com o apoio do SEBRAE de Registro. Ficam ainda nossos agradecimentos aos demais professores e alunos que participaram da banca de avaliação, bem como aos alunos do 2º ETIM por todo o empenho e dedicação. Parabéns!!

No anexo, encontra-se o resultado detalhado de todas as demais equipes:


Anexos:

Resultado Final - Hackathon 2019.xlsx


Fotos:


    ETEC de Registro é destaque mais uma vez! Sendo a 21ª melhor escola pública do Brasil e a 7ª melhor ETEC, segundo nota do IDEB 2019

    Publicado em 16/09/2020
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    No resultado do...

    Alunos da ETEC de Registro são premiados na Competição USP de Conhecimentos

    Publicado em 15/09/2020
  • A Competição USP de Conhecimentos é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra USP!. A CUCo busca incentivar os alun...

    Transforme sua ideia em um negócio – Escola de Inovadores promove curso gratuito com o objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor

    Publicado em 10/09/2020
  • O Centro Paula Souza (CPS) está com as inscrições abertas para a 11ª edição da Escola de Inovadores (inova.cps.sp.gov....