2º Hackathon da ETEC de Registro desafia alunos do Ensino Médio Integrado a prototipação de softwares

  • O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

No mês de dezembro os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM), tiveram a oportunidade de participar do 2º Hackathon da ETEC de Registro. O evento foi promovido pela ETEC Registro em parceria com a Agência INOVA Paula Souza e o escritório regional do SEBRAE-SP.

O Hackathon é um evento que reúne alunos de diferentes áreas (programadores, designers, gestores e outros profissionais) ligados ao desenvolvimento de software ou modelos de negócios, cujo objetivo é prototipar/desenvolver um software que atenda a um fim específico que sejam inovadores e utilizáveis, podendo durar dias ou semana. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de mostrar seus valores, conhecer outros profissionais da área, fazer Networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico. O sucesso vem do desafio, nem todos vencem, mas deixam suas marcas. Além da diversão!

Um dos objetivos deste Hackathon foi o de possibilitar aos alunos do 2º ETIM um primeiro contato com um projeto de software desenvolvido em equipe, visando facilitar os trabalhos do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para 2020. Os alunos desenvolveram - em apenas algumas horas - uma prévia dos seus projetos de TCC, incluindo desde os processos principais até o modelo de negócio CANVAS.

Por ser uma maratona, cada uma das atividades foi pontuada por uma banca de professores, profissionais com expertise e pelos próprios alunos, tornando o ambiente não apenas competitivo, mas também colaborativo. Abaixo, segue o resultado final dos três projetos mais bem avaliados na maratona:

1º Lugar: Equipe 4
Tema: Jaüne – Sistema de Monitoramento Emocional
Integrantes: Evelyn Caroline, Arthur Ponsone e Guilherme Pontes

2º Lugar: Equipe 7
Tema: Sigma – Jogo sério para treinamento de Libras para Psicólogos
Integrantes: Ana Luiza, Ciliane, Emanuelle e João Flávio

3º Lugar: Equipe 10
Tema: Straight Spine – Dispositivo para auxílio de correção postural
Integrantes: André L. Leme, André R. Aubim e Cristhian H. Trigo.

O projeto foi supervisionado pelo professor Fred Barbosa e contou com o apoio do SEBRAE de Registro. Ficam ainda nossos agradecimentos aos demais professores e alunos que participaram da banca de avaliação, bem como aos alunos do 2º ETIM por todo o empenho e dedicação. Parabéns!!

No anexo, encontra-se o resultado detalhado de todas as demais equipes:


Anexos:

Resultado Final - Hackathon 2019.xlsx


Fotos:


    14º BPM/I de Registro recebe carta de agradecimento pela parceria com a ETEC de Registro

    Publicado em 29/01/2020
  • No dia 28 de janeiro de 2020, terça-feira, a ETEC de Registro, representada pelo professor e assessor técnico administrativo da unidade, Alex Sanders Moreira Rosa, fez a entrega de uma carta de agra...

    Plataforma informatizada desenvolvida por alunos da ETEC de Registro auxilia na busca de medicamentos fitoterápicos

    Publicado em 16/12/2019
  • Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade de indivíduos que buscam tratamentos alternativos com fitoterápicos cresceu 161% entre 2013 e 2015. Visto isso, os alunos do cur...

    Aplicativo desenvolvido por alunas da ETEC de Registro aperfeiçoa a comunicação entre Psicólogos e Adolescentes

    Publicado em 12/12/2019
  • A depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS do ano de 2017. A mesma pesquisa demonstra que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mu...