Projeto Promoção à Saúde Emocional

  • Atualizado em 02/05/2019 às 19:17:03
  • Diego Max

"Administrar a emoção é ser livre no único lugar em que não podemos ser prisioneiros: dentro de nós mesmos." (Augusto Cury)

Vivemos num mundo agitado, cheio de conflitos, de individualidades e subjetivismo, que se canaliza para situações conflitantes nas relações interpessoais e por decorrência, no interior de nossas escolas.
Atualmente as escolas têm vivenciado muitas situações difíceis, tendo algumas alcançado limites extremos da convivência humano com a morte de alunos e professores.

Todos temos, hoje, consciência de que devemos agir rapidamente para mudarmos esse contexto. Pequenas, mas, importantes ações podem mudar o o ambiente escolar e evitar situações agressivas, conflitivas e tristes para esse espaço que se destina a promover o bem-estar pela educação, pelo conhecimento e desenvolvimento.

A escola deve valorizar a formação integral e criar um ambiente para fortalecer o convívio entre as pessoas e, para isso, precisa trabalhar os aspectos emocionais dos alunos e promover o autoconhecimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) valoriza muito o desenvolvimento das competências socioemocionais e a autogestão.

É muito importante compreender que o aspecto emocional influencia no aprendizado do aluno. O professor, cada vez mais, passa a exercer um papel de mediador do conhecimento e influenciador em sala de aula. O contato direto e a integração com os estudantes contribuem para fortalecer a confiança dos jovens na escola.

A escola pode utilizar ferramentas para favorecer a comunicação entre alunos e professores com o intuito de facilitar o envio de sugestões ou notificações sobre problemas no ambiente escolar. É preciso promover o diálogo e buscar que se torna mais efetivo e transparente; buscar e promover mudanças para evitar casos de agressões e aproximar as famílias da vida cotidiana da escola.

É dessa necessidade que nasceu este projeto que tem por Objetivo Geral: Desenvolver a inteligência emocional na escola, tanto para os alunos quanto para todos os envolvidos com o seu aprendizado de forma a favorecer a convivência escolar, a fim de se alcançar maior tranquilidade e segurança nas relações interpessoais através do respeito, da confiança e parceria entre todos; e, Auxiliar os educadores a lidarem com os desafios focados nas necessidades emocionais dos alunos. Como Objetivos Específicos, foram traçados: 1- Promover habilidades socioemocionais dos alunos. 2 - Ampliar o autoconhecimento e gerenciar pensamentos. 3 - Otimizar a capacidade de concentração, o aumento do respeito e da tolerância, bem como a diminuição da violência e do bullying. 4 - Aprender a colocar-se no lugar do outro e evitar a intolerância e a falta de empatia. 5 - Aprender as habilidades cognitivas, como a leitura, aptidões para calcular, percepção e foco.

Esta é a segunda vez que a unidade escolar desenvolve o projeto, que foi idealizado e iniciado em 2018, pela Professora Paloma dos Santos e envolve os alunos, pais e familiares, além de toda a comunidade escolar.

Em 2019, a proposta foi expandida e tratada por todos os setores da escola, especialmente após o ocorrido na cidade de Suzano, fato que conduziu a comunidade da ETEC de Registro a pensar, refletir e tratar essa questão de forma interdisciplinar. Assim, o projeto de Promoção à Saúde Emocional passou a compor o PPG da escola com o objetivo de promover a saúde emocional da nossa comunidade escolar (alunos, pais, familiares, professores e funcionários colaboradores), visto que pessoas saudáveis, que têm o controle sobre suas emoções e seu comportamento, são mais capazes de enfrentar os desafios da vida, construir relacionamentos fortes e se recuperar dos fracassos a que estamos sujeitos.

Várias ações foram propostas, dentre elas: Orientações aos alunos ( em sala e extraclasse), estudos, pesquisas, discussões, exposições visuais com painéis e cartazes; palestras; atividades orientativas, esportivas e de lazer aos alunos, aproximação das famílias à escola, com atividades diferenciadas de arte terapia, jogos e brincadeiras de socialização e estudos e orientações, palestras e oficinas sobre o tema Inteligência Emocional X Saúde Emocional aos professores e que serão desenvolvidas ao longo do ano a fim de contribuir e complementar a formação docente, tudo isso a fim de manter o ambiente saudável.