Eventos


Objetivando o fomento da inovação tecnológica, há na unidade três eventos oficiais do DESAFIO INOVA Paula Souza: O BootCamp, destinado para a potencialização dos projetos; a Mostra de Modelo de Negócios, focada na avaliação dos Pitchs e Canvas e; o DemoDay, voltado para a exposição dos trabalhos completos. Confira abaixo mais detalhes sobre cada evento:

  • Workshop “Internet das coisas para sustentabilidade ambiental”, ministrado por Gustavo Aquino. Foto: Diego Max

BootCamp
O BootCamp é caracterizado por eventos referentes as capacitações das equipes de TCC inseridas no DESAFIO INOVA Paula Souza, dos cursos modulares (a partir do segundo módulo) e, do último ano letivo paras as turmas do ETIM. Consiste de uma imersão das equipes com oficinas práticas (workshops, palestras, mesa redonda, hangouts) em espaço apropriado ao aprendizado e com apoio de mentores, orientado pelo modelo Design Thinking. O programa na unidade inclui palestras apresentadas por convidados com expertise em negócios e oficinas práticas da metodologia Lean Startups para desenvolver, simular, pivotar (melhorar) e validar seus modelos de negócio (Canvas), objetivando a potencialização dos projetos para o DESAFIO INOVA Paula Souza do ano vigente. A partir desse evento a equipe terá um tempo para pivotar o projeto e adequá-lo dentro do aprendizado. No formato proposto para a unidade de Registro, o BootCamp será composto por palestras, workshops e bancas de qualificação dos projetos, servindo também como prévia dos trabalhos de TCC. Confira neste link como foi a última edição. A realização desses eventos tem como propósito o envolvimento das unidades do Centro Paula Souza no processo de germinação das ideias no contexto da inovação. Com as ações do BootCamp, as equipes terão a oportunidade de melhorar seu projeto e reformulá-lo na plataforma IdeiaLab.

  • Exposição de Pitch do projeto 'Sistema para Localização de Escavadeiras em Minas de Céu Aberto' dos alunos do Técnico em Informática

Mostra de Modelos de Negócio:
É uma etapa avançada do DESAFIO INOVA Paula Souza que consiste na apresentação pública e presencial dos pitchs dos projetos potencializados no BootCamp, e que serão avaliados pelo Núcleo de Inovação Local, com o objetivo de consolidar a participação no DESAFIO INOVA Paula Souza do ano vigente. Na Unidade de Registro as apresentações dos pitchs são abertas à comunidade. Neste link você pode conferir como foi a mostra na última edição. A mostra é ainda uma oportunidade única para que as equipes possam vivenciar na prática como é a exposição pública de um projeto real.

  • Apresentação de projetos em estandes no DemoDay

Demoday
São eventos que acontecem em cada unidade do Centro Paula Souza (ETECs e FATECs) individualmente, nos polos regionais e na unidade central em São Paulo, em que os modelos de negócios (Canvas, pitchs, maquetes, sistemas, processos, etc) finalizados e potencialmente promissores no Desafio INOVA Paula Souza, são apresentados ao público. Na unidade da ETEC de Registro, o DemoDay acontece duas vezes ao ano, sempre ao final de cada curso. Aqui neste link você confere como foi a ultima edição do DemoDay. A correta definição da agenda e estrutura do evento irá possibilitar que toda a comunidade escolar possa compreender o evento e participar com efetividade junto a empresários, organizações relacionadas com empreendedorismo e inovação, convidados dos alunos e outros interessados. O Demoday terá duração mínima de um dia e a agenda do evento é divulgada semestralmente com antecedência. As ações obrigatórias para esse evento são:

Exposição de projetos de inovação para a comunidade.
Oferta de ao menos uma palestra, workshop, seminário ou mesa redonda com um dos temas: Empreendedorismo, Inovação, Startups e/ou Ideias de Negócios.

No evento também ocorre a premiação “Melhores Projetos Inovadores”, onde a comunidade e o Núcleo de Inovação Local elegem os melhores projetos da unidade. Aqui neste link você pode conferir as regras da premiação. Somente os 24 melhores projetos do estado, subdivido em 12 categorias, é que serão selecionados para o DemoDay final na unidade central, em São Paulo.


Fotos: